• Ambiente

    Saturday, 04-May-2024 20:14:57 -03

    Panda gigante dá à luz gêmeos em zoológico na Áustria

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    16/08/2016 11h29 - Atualizado às 11h48

    O casal de pandas Yang Yang (a mãe) e Long Hui (o pai), ambos de 16 anos e emprestados pela China em 2003, tiveram dois filhotes no zoológico de Viena, na Áustria. A descoberta dos gêmeos foi revelada nesta terça-feira (16) pelo zoológico.

    A panda gigante deu à luz na semana passada, mas os funcionários do zoológico só viam um filhote. O outro bebê panda, ainda minúsculo, foi descoberto dias depois pelas câmeras que monitoram a área cercada de Yang Yang.

    "Em 7 de agosto, não foi um bebê panda que nasceu no zoo de Schönbrunn, mas um par de gêmeos. Parecia que estávamos ouvindo dois filhotes chorando e fazendo barulhos, mas só víamos um. Só conseguimos ver os dois na sexta-feira à noite", disse o diretor do zoológico, Dagmar Schratter.

    O casal já havia gerado três jovens pandas: Fu Long, em 2007, Fu Hu, em 2010, e Fu Bao, em 2013. Os pandas nasceram fruto de uma concepção natural, um fato pouco comum em ambiente de cativeiro. Mas este último é o primeiro nascimento de gêmeos, um evento ainda mais extraordinário se considerarmos que o zoológico austríaco não pratica a inseminação artificial. As fêmeas de panda são férteis apenas dois ou três dias por ano.

    Segundo a tradição chinesa, os filhotes vão receber um nome apenas cem dias após o nascimento, período em que a taxa de mortalidade dos pandas recém-nascidos pode alcançar 50%. Os dois bebês, que ainda não têm pelo, medem 15 centímetros. Com base em sua política, o zoológico não vai intervir na criação dos animais, responsabilidade que recai exclusivamente sobre a mãe.

    O estabelecimento acompanhará o crescimento dos filhote por meio de câmeras de vigilância. A primeira aparição "pública" dos jovens pandas fora da cabine onde se encontra Yang Yang está prevista ainda este ano, segundo o zoológico.

    O nascimento dos bebês panda atrai milhares de visitantes ao jardim zoológico de Viena, instalado no parque da antiga residência imperial de Schönbrunn e o mais antigo do mundo em atividade.

    O contrato de empréstimo entre o estabelecimento e Pequim, prorrogado em 2013 por dez anos, prevê que os pandas nascidos em Viena sejam entregues à China dois anos depois. Nessa idade, em estado selvagem, eles já podem ser emancipados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024