• Ambiente

    Saturday, 27-Apr-2024 08:14:22 -03

    Sobe para 70% chance de La Niña nos próximos meses, diz agência dos EUA

    DA REUTERS

    13/10/2016 11h50

    O Centro de Previsão do Clima dos EUA divulgou nesta quinta-feira (13) um novo relatório no qual estima em 70% as chances de formação do fenômeno La Niña durante o outono no hemisfério Norte.

    O órgão ressalta ainda que as condições estão ligeiramente favoráveis para que o fenômeno se prolongue até o inverno (55%).

    A ocorrência de La Niña deverá vir na sequência de um El Niño forte que se dissipou há poucos meses, depois de ter causado danos em lavouras ao redor do mundo, inclusive com prejuízos à produtividade no centro-oeste do Brasil.

    NOAA
    Simulação meteorológica do fenômeno La Niña em novembro de 2016
    Simulação meteorológica do fenômeno La Niña em novembro de 2016

    O La Niña geralmente é menos prejudicial que o El Niño, sendo caracterizado por temperaturas abaixo da média na superfície do oceano Pacífico equatorial. O La Niña tende a ocorrer a cada dois ou sete anos, de maneira imprevisível. Ocorrências fortes estão ligadas a secas e enchentes, dependendo da região do planeta.

    No Brasil, o La Niña é favorável às chuvas na região Nordeste e desfavorável no Sul nos meses de verão e outono, o que poderia colocar em risco produtividades das lavouras de grãos em importantes Estados produtores, como Paraná e Rio Grande do Sul.

    Em relatório recente, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), vinculado ao Ministério da Agricultura, disse que a primavera no Brasil (outono do hemisfério Norte) deverá ser marcada por um fenômeno La Niña de intensidade fraca e de duração inferior a 12 meses.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024