• Ambiente

    Thursday, 18-Apr-2024 08:12:31 -03

    Elefantes aprendem a se deslocar à noite para escaparem de caçadores

    DA FRANCE PRESSE

    14/09/2017 02h00

    Jewel Samad/AFP
    Adaptação ao 'fuso horário' pode provocar dificuldades na hora de se alimentar
    Adaptação ao 'fuso horário' pode provocar dificuldades na hora de se alimentar e se reproduzir

    Os elefantes africanos aprenderam a se deslocar e se alimentar à noite para fugir dos caçadores nas zonas em que operam rotineiramente, revela um estudo publicado na revista "Ecological Indicators".

    No ano passado, esse tipo de comportamento foi detectado em um elefante, equipado com GPS, que se empenhou em cruzar durante a noite uma região perigosa, explicam a organização protetora de animais Save the Elephants e a Universidade de Twente, na Holanda em um comunicado.

    Caça

    O macho solitário havia abandonado a região costeira do sudeste do Quênia rumo à Somália. Para atravessar essa área considerada de alta atividade de caçadores, optou por se deslocar à noite e se camuflar entre os arbustos durante o dia. A equipe de especialistas tirou conclusões a partir de dados de elefantes equipados com GPS entre 2002 e 2012 no norte do Quênia –28 fêmeas e 32 machos.

    A mudança de hábitos demonstra a capacidade de adaptação dos elefantes, mamíferos de maior tamanho sobre a terra, mas isso "pode ter consequências sobre a sua capacidade de se alimentar, reproduzir e sobreviver", assinalou Ian Douglas-Hamilton, coautor do estudo.

    Cerca de 30 mil elefantes morrem a cada ano na África por conta do tráfico ilegal de marfim.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024