Folha de S.Paulo

Saiba onde descartar lixo reciclável na cidade de São Paulo; veja mapa


Cooperativas e Ecopontos na cidade de SP; Crédito Editoria de Arte/Folhapress

A cidade de São Paulo tem várias opções de locais cadastrados pela prefeitura para o descarte de lixo reciclável.

São mais de cem endereços, separados em cooperativas (incluindo as que aceitam óleo de cozinha usado) e ecopontos –que recebem pequenos volumes de entulho (até 1 m3), grandes objetos, como móveis, e resíduos recicláveis.

Os ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Pelo telefone 0800-7777156 é possível obter outras informações sobre o funcionamento desses locais.

Para o descarte de eletrônicos, a cooperativa Coopermiti é a única conveniada à prefeitura que recebe esse tipo de resíduo.

A central de triagem atende pelo telefone (11) 3666-0849, ou pelo site www.coopermiti.com.br. No caso de lâmpadas usadas, a prefeitura recomenda a entrega em lojas de materiais de construção ou de iluminação.

Além das cooperativas e ecopontos, há pontos de entrega voluntária (PEVs) espalhados pela cidade em parques, postos de gasolina e áreas públicas. Os PEVs são contêineres verdes adesivados com orientações sobre o que pode ou não ser descartado. Os materiais depositados nas caixas são recolhidos por empresas de limpeza pública e levados para as centrais de triagem.