Folha de S.Paulo

Brasileira à inglesa


Amantes de cervejas inglesas estão apreensivos. Culpa do tal do Brexit! Ainda não sabemos como a saída britânica da União Europeia —que serviu de desculpa até para a derrota da Inglaterra para a Islândia na Eurocopa— pode afetar a nossa pint de cada dia. O medo da indústria é de um aumento na tributação de insumos ou na exportação.

Mesmo antes do Brexit, as inglesas já desfalcam alguns bares especializados. É o caso do Aconchego Carioca, que continua com uma boa seleção, porém está, momentaneamente, sem rótulos britânicos no cardápio fixo (nem a ótima Strong Suffolk sobreviveu). Aqui, a culpa é do câmbio.

Talvez o estilo mais clássico da cerveja inglesa seja a english pale ale, conhecida também como Extra Special Bitter. A ESB destaca-se por uma presença mais perceptível do malte, são cervejas mais carameladas, com boa "drinkabilitty". Em comparação com as american pale ale, são rótulos com presença mais sutil do lúpulo, ou seja, menos amargas.

Mas não temam apreciadores das versões da Fuller's, Spitfire ou Meantime. A solução é caseira. Temos exemplares muito bons de ESB produzidos por aqui. Rótulos como das paulistas ESB Dama Bier, Sporro (da Urbana), Bad Moose ESB (da Blondine) ou a mineira Sarcasmo, da Krug, podem te fazer esquecer até do "God Save the Queen". Experimente.

Fiquei devendo o resultado da South Beer Cup, a Libertadores da Cerveja. Lá vai: a cervejaria do ano foi a catarinense Bierbaum, com a mineira Backer e a argentina Los Bichos Mandan fechando o pódio.

BAD MOOSE ESB
Feita com malte e leveduras da Inglaterra, essa ESB equilibra bem o dulçor com o amargor; venceu como a melhor da categoria na recente South Beer Cup
Teor alcoólico 5,9%
Quanto R$ 12,30 (310 Ml), na Crazy 4 Beer; tel. (11) 3796-2012

SARCASMO
Além do rótulo divertido, o exemplar da mineira Krug apresenta uma coloração mais âmbar com um toque adocicado; combina bem com pratos como o frango assado
Teor alcoólico 6,0%
Quanto R$ 28 (500 Ml), no Empório Alto dos Pinheiros; tel. (11) 3031-4328