Folha de S.Paulo

Saiba dicas para economizar água


Reduzir o tempo do banho, consertar vazamentos e varrer calçadas e quintais são algumas dicas para economizar água e que podem refletir no bolso.

De acordo com a Sabesp, a ONU estima que uma pessoa precisa cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene –consumo que no Brasil, pode chegar a mais de 200 litros/dia.

A empresa começou a distribuir em janeiro kits de redução de vazão de água, com o objetivo de aumentar a economia nas casas da Grande São Paulo.

Os redutores de vazão podem, segundo a Sabesp, levar a economia de no mínimo 20% do consumo de água na torneira em que for instalado.

A instalação deverá ser feita pelo proprietário do imóvel e deve priorizar torneiras de maior consumo e que tenham maior pressão (geralmente as que são ligadas diretamente na rede da rua).

Veja algumas dicas para economizar água:

- reduza o tempo do banho e feche o registro enquanto se ensaboa: a água do chuveiro também pode ser aproveitada para lavar roupa ou outra atividade da casa –basta colocar balde ou bacia para armazenar essa água;

- mantenha torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba; 

- não use o vaso sanitário como lixeira (não jogue ali papel higiênico e cigarro, por exemplo); 

- conserte vazamentos; uma torneira gotejando desperdiça 1.380 litros por mês, enquanto um filete de 4 milímetros gasta 13.260 litros, segundo dados da Sabesp;

- limpe bem restos de comida de pratos e panelas antes de lavá-los; 

- junte roupa e use a máquina de lavar apenas quando estiver com a capacidade total; no tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa a roupa;

- não use mangueira para lavar o quintal; prefira a vassoura ou aproveite a água da lavagem de roupa para a limpeza;

- não lave o carro com mangueira; use balde e pano;

- use regador, e não mangueira, para molhar as plantas.