Folha de S.Paulo

Segunda fase da Fuvest tem redação sobre Kant e 8,5% de abstenção


Oito a cada 100 candidatos deixaram de comparecer, neste domingo (8), à primeira prova da segunda fase da Fuvest. O dia teve prova de português e a redação, que abordou um conceito filósofo Immanuel Kant.

Os candidatos tiveram de elaborar texto para responder se o homem saiu da menoridade e atingiu a maioridade. A menoridade, segundo o filósofo, é a incapacidade de pensar sem direcionamento por outro indivíduo. A maioridade só seria atingida por meio do esclarecimento.

Dos 22.869 convocados, 1.933 faltaram à etapa, 8,5% de abstenção. Os candidatos fizeram as provas em 37 endereços, sendo 21 na região metropolitana de São Paulo e 16 no interior do Estado.

As provas da segunda fase estão marcadas para ocorrer entre este domingo e terça-feira (10). Já os testes de habilidade específica, entre os dias 11 e 13 de janeiro.

Na segunda-feira (9), serão 16 questões que englobam as disciplinas do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês) –algumas questões serão interdisciplinares.

Na terça, os vestibulandos devem responder a 12 questões de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões de cada.

O candidato que receber nota zero em qualquer prova, inclusive na de Habilidades Específicas, será eliminado do vestibular.

A primeira lista de aprovados no vestibular será divulgada às 10h no dia 2 de fevereiro no site da Fuvest. A matrícula será em duas etapas: não presencial, apenas no site da Fuvest, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2017, e presencial (obrigatória) nos dias 13 e 14 de fevereiro.

As demais chamadas aconteceram nos dias 9, 17 e 23 de fevereiro (segunda, terceira e quarta lista, respectivamente) e nos dias 6 e 10 de março (quinta e sexta chamadas, respectivamente).

Depois desse período, a Fuvest divulga o número de vagas não preenchidas e lista de candidatos habilitados para participar da primeira etapa de Reescolha do curso, apenas pela internet, nos dias 15 e 16 de março de 2017. A sétima e oitava listas serão divulgadas nos dias 22 e 24 de março, respectivamente.