Folha de S.Paulo

Práticas sustentáveis de consumo levam a engajamento, diz estudo


O consumo consciente pode ser uma oportunidade de cada indivíduo contribuir com o coletivo. Práticas mais sustentáveis de consumo estimulam o engajamento de pessoas que querem contribuir para um mundo melhor, mas não sabem exatamente como.

Estas são duas das conclusões de uma pesquisa qualitativa realizada pelo Instituto Akatu, em 2015, para desvendar gatilhos e barreiras para mudanças de comportamento na direção de práticas sustentáveis na hora de consumir.

Para isso, foram investigadas as práticas cotidianas dos consumidores na compra e também no momento de uso ou descarte de produtos ou serviços.

A seguir, os gatilhos identificados para mudança de comportamento.

Abertura para mudança: Para muitos, as mudanças são percebidas como possibilidade de evoluc'ão, especialmente se forem expressas como uma exemplaridade positiva.

Simplicidade e sofisticac'ao: Praticas sustentaveis podem ser simples de adotar e tornam a vida mais facil, podendo ate ser divertido.

Consciencia dos trade-offs (perdas e ganhos) e de suas vantagens: Toda mudanc'a envolve uma troca ou negociac'ao, pois deixa-se de lado uma forma antiga de fazer as coisas e adota-se uma nova. Abre-se mao de alguma coisa, por um lado, e tem-se um ganho claro e perceptivel, do outro, mesmo que nao imediato. Quando esse balanc'o e claramente positivo, em termos dos impactos derivados da mudanc'a de comportamento, e especialmente se estes forem tangiveis, havera maior facilidade de mudanc'a por parte dos consumidores.

Economia: A economia financeira e uma importante moeda de troca e, por si so, um poderoso gatilho. Alem de mudar a percepc'ao, equivocada, de que 'tudo o que e sustentavel e mais caro' e preciso destacar esses ganhos, mesmo quando se concretizam no medio ou longo prazo.

Praticidade e conforto: Produtos e servic'os associados a praticas sustentaveis serao mais atraentes se deixarem claros a praticidade e o conforto na sua utilizac'ao.

Mudanc'as graduais: Adotar apenas algumas praticas sustentaveis, mesmo que com pequenos resultados de cada uma, e melhor do que tentar fazer todas e desistir. E preciso valorizar cada passo, focar positivamente "na pequena parte do copo cheio" ao inves de focar negativamente "na grande parte do copo vazio".

Oportunidade de contribuir com o coletivo: Muitas pessoas querem contribuir para um mundo melhor, mas nao sabem como. As praticas sustentaveis de consumo oferecem oportunidades que estimulam o engajamento individual e ajudam a percepc'ao de que a mudanc'a coletiva tem inicio na contribuic'ao individual, de que 'cada um conta' e e importante.

Experiencia e vivencia: A vivencia e mais inspiradora do que o discurso. As pessoas se motivam ao participar diretamente da criac'ao da mudanc'a e da vivencia de seus impactos.

Uma outra maneira de olhar para os gatilhos e representada pelos elementos da metodologia pedagogica, desenvolvida pelo Akatu, para mudanc'a de comportamento de consumo. A metodologia engloba a mudanc'a da percepc'ao do consumidor em realção a sete fatores a seguir.

Perceber que o consumo tem impactos economicos, sociais e ambientais e que tais impactos tem grande relevancia.

Perceber que os impactos do consumo vao atingir a todas as pessoas

Perceber que mesmo o impacto do consumo um individuo ou pequeno grupo de individuos tera grande impacto ao longo de um largo periodo de tempo

Perceber que o comportamento de consumo de um individuo mobiliza, pela exemplaridade, o comportamento de seus amigos e familiares, causando uma multiplicac'ao de impactos

Perceber que e possivel a cada consumidor mobilizar outros para a pratica do consumo consciente

Perceber que a participac'ao em um grupo de consumidores conscientes mantem, ao longo do tempo, as mudanc'as no comportamento de consumo, transformando os novos comportamentos em norma social.