• As Mais

    Friday, 19-Apr-2024 16:15:45 -03

    Como limpar o revestimento da piscina em três passos

    DE SÃO PAULO

    06/03/2015 10h00

    Azulejos, pastilhas, cimento, vinil e fibra são os revestimentos mais comuns nas piscinas. Independente do tipo de acabamento, no entanto, há acúmulo de sujeiras orgânicas –como folhas de árvores– e inorgânicas –como as derivadas de protetores solares ou do próprio cloro da piscina.

    Para não colocar a saúde dos banhistas em risco, é importante que a limpeza e a manutenção dos pisos da piscina sejam realizadas com frequência e de maneira correta.

    Segundo Carlos Biaggio, especialista da Doctor Piso e da Proclean Store, a limpeza deve ser realizada pelo menos uma vez por semana.

    Algumas ferramentas estão vetadas: palhas de aço, escovas metálicas e produtos abrasivos, porque arranham e danificam a superfície. Para economizar água, opte por produtos com maior rendimento na diluição.

    Confira os passos para o próprio usuário ou funcionário fazer o serviço.

    1) LIMPAR O ENTORNO

    É importante começar a limpeza sempre pelo piso que fica ao redor da piscina, retirando folhas e sujeiras. Deve-se varrer no sentido oposto ao da piscina, evitando que a sujeira caia dentro da água e prejudique seu tratamento. Caso a piscina esteja coberta com uma lona, elimine primeiramente toda a água e sujeira acumuladas na cobertura. Nunca jogue a sujeira da lona dentro da piscina.

    Após retirar a sujeira do entorno, utilize um produto específico para a manutenção desse piso, lembrando que para cada tipo de revestimento existe um produto específico.

    2) LIMPAR A BORDA

    Para a limpeza do rebordo da piscina dê preferência para um produto biodegradável e que não agrida o piso. Utilize uma esponja macia e esfregue as áreas a serem limpas até a remoção total da sujeira. Em seguida, é só enxaguar essas áreas com a própria água da piscina.

    3) LIMPAR DENTRO

    Procure escovar o piso dentro da piscina com produtos específicos para que eles não fiquem manchados. Cada piso exige um tipo de escova. Para os de concreto, o ideal é utilizar escovas mais duras. Já para os de fibra e emborrachados, dê preferência para as cerdas macias. Para os azulejos, recomendam-se escovas de nylon.

    Após escovar o piso da piscina, utilize um aspirador para remover pedaços e resquícios de sujeira que ficaram durante a escovação.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024