• As Mais

    Friday, 03-May-2024 16:05:33 -03

    Rival do Corinthians, San Lorenzo tem histórico que vai além de ser "o time do Papa"; veja

    DE SÃO PAULO

    04/03/2015 12h12

    Rival do Corinthians nesta quarta (4) e atual campeão da Libertadores, o San Lorenzo tem um histórico de religiosidade que vai além de ser "o time do Papa", possui uma lista de celebridades como torcedores e sonha em voltar para a antiga casa.

    VEJA ABAIXO CURIOSIDADES SOBRE O TIME ARGENTINO

    1 - Conexão com a religão

    A ligação do San Lorenzo com a Igreja Católica é mais antiga que o próprio Papa Francisco. O clube foi batizado em homenagem ao padre Lorenzo Massa, um dos incentivadores para a criação da agremiação. No início, ele não queria aceitar, mas mudou de ideia quando foi lembrado que também era referência ao Combate de San Lorenzo, batalha entre o exército argentino e espanhol, acontecido em 1813. O apelido de "corvos" surgiu como lembrança das roupas pretas dos padres.

    Divulgação
    O clube foi batizado em homenagem ao padre Lorenzo Massa, um dos incentivadores para a criação da agremiação
    O clube foi batizado em homenagem ao padre Lorenzo Massa, um dos incentivadores para a criação da agremiação

    2 - Celebridades

    O clube gosta de fazer propaganda sobre suposta lista de torcedores/celebridades. O ator Viggo Mortensen, conhecido pela trilogia "Senhor dos Anéis", de fato, é sócio do San Lorenzo. Alguns, nem tanto. O site "Somos Cuervos" apresenta uma lista de gente famosa que supostamente torce pela equipe. Entre elas, aparece até João Baptista Figueiredo, presidente do Brasil entre 1979 e 1985. Um fato considerado histórico é que Jorge Luis Borges, considerado o maior poeta argentino, é torcedor. Na verdade, ele ficava espantado porque os amigos eram capazes de conversar horas sobre futebol, enquanto ele não entendi nada do assunto. Foi aconselhado a torcer pelo San Lorenzo, o clube mais próximo da livraria onde trabalhava.

    O atual vice-presidente é Mauricio Tinelli, o apresentador de TV mais famoso da Argentina.

    Daniel Naupold/Efe
    O ator Viggo Mortensen, conhecido pela trilogia "Senhor dos Anéis", é sócio do San Lorenzo
    O ator Viggo Mortensen, conhecido pela trilogia "Senhor dos Anéis", é sócio do San Lorenzo

    3 - O Mártir

    Jacobo Urso foi o primeiro jogador do San Lorenzo convocado para a seleção argentina. Em 1922, aos 23 anos, em partida contra o Club Atlético Estudiantes pelo campeonato local, teve duro choque contra o adversário e começou a cuspir sangue, mas permaneceu em campo até dar o passe para o gol da vitória. Em seguida, desmaiou. Levado para o hospital às pressas, foi diagnosticado que havia quebrado duas costelas e perfurado um pulmão. Morreu dias depois.

    Creative Commons
    Jacobo Urso foi o primeiro jogador do San Lorenzo convocado para a seleção argentina
    Jacobo Urso foi o primeiro jogador do San Lorenzo convocado para a seleção argentina

    4 - Terra prometida

    Um dos grandes sonhos da torcida do San Lorenzo é voltar ao Viejo Gasometro, o primeiro estádio da equipe, na Avenida La Plata, no bairro de Boedo, em Buenos Aires. Por causa de dívidas, o clube perdeu o terreno em 1979 e chegou a acordo com o governo da capital, que construiu outra arena, chamada de Nuevo Gasometro. É onde acontecerá o confronto com o Corinthians.

    O local onde ficava o antigo campo foi alvo de um processo de reurbanização na cidade e demolido. No endereço, hoje funciona um Carrefour.

    Em 2012, os vereadores de Buenos Aires aprovaram uma lei de reparação histórica que devolveria o terreno do Viejo Gasometro para o clube. Os planos, ainda não colocados em prática, são de reconstruir o estádio.

    Creative Commons
    Viejo Gasometro, o primeiro estádio da equipe, na Avenida La Plata, no bairro de Boedo, em Buenos Aires
    Viejo Gasometro, o primeiro estádio da equipe, na Avenida La Plata, no bairro de Boedo, em Buenos Aires

    5 - O último grande

    Ao lado do Boca Juniors, River Plate, Racing e Independiente, o San Lorenzo compõe o grupo dos cinco principais clubes da Argentina. Até o ano passado, era o único da lista que não tinha título da Libertadores. Isso fazia com que os torcedores fossem alvos de gozações dos fãs do Vélez Sarsfield, time que não é considerado "grande" mas que foi campeão sul-americano em 1994.

    6 - Brasileiros

    Em 107 anos de história, o San Lorenzo teve nove jogadores brasileiros. Entre eles, o descobridor de Pelé, Waldemar de Brito, na década de 30. O que teve mais sucesso foi o meia Silas, ex-São Paulo, campeão do Torneio Clausura (um dos dois campeonatos nacionais que existiam por ano no país) em 1995.

    Enrique Marcarian/Reuters
    Silas (dir.) durante jogo do San Lorenzo pela Libertadores-1996
    Silas (dir.) durante jogo do San Lorenzo pela Libertadores-1996
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024