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    10 produtos que a classe C cortou e 10 que entraram no carrinho em 2014

    DE SÃO PAULO

    30/03/2015 11h51

    A economia enfraquecida e a inflação já afetam hábitos de consumo da classe C. De acordo com dados da consultoria Kantar Wordpanel, o volume total de bens de consumo não duráveis comprados por essa população cresceu 3,4% em 2014, abaixo dos 6,3% de 2013. A pedido da Folha, a empresa listou os produtos que perderam penetração nesse público em 2014 –ou seja, deixaram de estar no carrinho ao menos uma vez no ano– e aqueles que ganharam espaço.

    EM BAIXA

    1) CREMES E LOÇÕES

    Queda de penetração: -6%

    Entram nessa categoria itens que não são específicos, como "creme para as mãos" ou "creme corporal". São, em geral, mais simples.

    Bruno Miranda/Folhapress

    2) CREMES PARA O CORPO

    Queda de penetração: -5%

    As vendas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos deram uma desacelerada em 2014. De acordo com a Abihpec (associação do setor), o faturamento chegou a R$ 101,7 bilhões, um aumento de 11%, portanto menor que os 12,1% de 2013 e os 15,6% registrados em 2012. É uma taxa mais baixa, mas ainda muito maior que os 0,1% da economia em geral.

    3) POLPA E PURÊ DE TOMATE

    Queda de penetração: -5%

    Segundo a Kantar, é muito provável que tenham sido substituídos por produtos que são mais práticos, como os molhos de tomate.

    Shutterstock

    4) SUCO CONCENTRADO

    Queda de penetração: -4%

    Outro caso de substituição. Você vai ver logo abaixo que o suco pronto, que, bem, já vem pronto, então é mais prático, está na lista de produtos em alta.

    5) SABÃO EM PEDRA

    Queda de penetração: -4%

    Enquanto isso, o detergente líquido só sobe, de acordo com a pesquisa. Mas não é, nem de longe, o fim do sabão em pedra, que é comprado por 80% das famílias brasileiras de classe C ao menos uma vez por ano.

    Carol Guedes/Folhapress
    Sabão em pedra
    Sabão em pedra

    6) CREME DE ROSTO

    Queda de penetração: -4%

    Bruno Miranda/Folhapress

    7) PETIT SUISSE

    Queda de penetração: -4%

    É aquele tipo de produto que vale por um bifinho (mas a pesquisa não fala do Danoninho especificamente). Enquanto isso, parece que está todo mundo mandando ver no iogurte grego.

    Reprodução
    Queijo tipo petit suisse
    Queijo tipo petit suisse

    8) ESPONJA DE AÇO

    Queda de penetração: -3%

    As esponjas sintéticas, que podem ser as substitutas das de aço, não aparecem na lista dos produtos que mais crescem, mas são as prováveis "culpadas" pela queda. Ainda assim, as esponjas de aço ainda são compradas ao menos uma vez por ano em 94% dos lares brasileiros dessa classe.

    9) DEO COLÔNIA

    Queda de penetração: -3%

    10) PÃO CASEIRO

    Queda de penetração: -3%

    Eduardo Knapp/Folhapress
    Na foto, crianças da ONG Criança Feliz aprendem a fazer o "pão caseiro"
    Na foto, crianças da ONG Criança Feliz aprendem a fazer o "pão caseiro"

    EM ALTA

    1) IOGURTE GREGO

    Crescimento de penetração: 24%

    Mais firmes que os tradicionais, esses produtos chegaram ao mercado há uns três anos e parece que em 2014 decolaram.

    Keiny Andrade/Divulgação
    Iogurte grego, misturado com brownie, manga e kiwi e manteiga de amendoim, do Deliqatê
    Iogurte grego, misturado com brownie, manga e kiwi e manteiga de amendoim, do Deliqatê

    2) ALVEJANTE SEM CLORO

    Crescimento de penetração: 11%

    3) DETERGENTE LÍQUIDO DE ROUPA

    Crescimento de penetração: 10%

    4) SUCO PRONTO PARA BEBER

    Crescimento de penetração: 9%

    Gabo Morales/Folhapress
    Suco pronto de uva
    Suco pronto de uva

    5) BOLO PRONTO INDUSTRIALIZADO

    Crescimento de penetração: 7%

    6) ÁGUA MINERAL

    Crescimento de penetração: 7%

    Eduardo Knapp/Folhapress
    Prateleira com marcas nacionais e importadas de água mineral à venda no Empório Santa Maria, em São Paulo
    Prateleira com marcas nacionais e importadas de água mineral

    7) PÃO INDUSTRIALIZADO

    Crescimento de penetração: 5%

    8) INSETICIDA

    Crescimento de penetração: 5%

    Shutterstock
    Inseticida em spray
    Inseticida em spray

    9) ÓLEOS ESPECIAIS

    Crescimento de penetração: 5%

    10) AZEITE

    Crescimento de penetração: 4%

    Eduardo Knapp/Folhapress

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