• As Mais

    Tuesday, 07-May-2024 13:27:38 -03

    Sete momentos inesperados na agenda do prefeito Haddad

    DE SÃO PAULO

    19/04/2015 15h15

    Ao longo de março deste ano, a sãopaulo acompanhou a agenda oficial do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Foram 29 ocasiões, dentro e fora do edifício Matarazzo. Confira sete momentos inusitados nas andanças dele pela cidade, entre eles o dia em que foi chamado de Gilberto Kassab (PSD), seu antecessor.

    -

    1 - 50 tons de cinza

    O nome da obra de E. L. James foi parar no discurso de Haddad na abertura do mês hip-hop, na praça das Artes. "Na avenida 23 de Maio não podia nada. Como liga o centro velho ao novo, parecia que era só lugar de branco bem de vida. Só o pessoal do picho ousava intervir. Primeiro, colocamos uma faixa de ônibus. E resolvemos grafitar. Chamamos o pessoal do grafite e falamos: 'Vamos deixar a cidade mais colorida, tem muito prédio cinza'. Tem 50 tons de cinza nesta cidade'." Não se sabe se o prefeito já leu o livrou ou assistiu ao filme.

    Apu Gomes/Folhapress
    Haddad percorre a avenida 23 de Maio, que foi grafitada
    Haddad percorre a avenida 23 de Maio, que foi grafitada

    2 - Kassab x Haddad

    Durante uma visita à zona leste, Haddad conversava com jornalistas quando o passageiro de um micro-ônibus saiu à janela e gritou: "Kassab, vai lá no posto de saúde, lá na creche...". Hoje ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD) encerrou seu mandato na prefeitura de São Paulo em 2012.

    Jorge Araujo/Folhapress
    Fernando Haddad (PT) e o seu antecessor na prefeitura, Gilberto Kassab (PSD)
    Fernando Haddad (PT) e o seu antecessor na prefeitura, Gilberto Kassab (PSD)

    3 - Vai para o SUS!

    Numa sexta, Haddad discursava durante a entrega de um hospital na zona sul quando um senhor gritou: "Políticos tinham de ser atendidos pelo SUS, entendeu? Para vocês saberem o que é bom". O prefeito respondeu: "Querido, estamos entregando um hospital dia aqui no Ipiranga. Vamos celebrar um dia só, querido. Obrigado, viu.". O manifestante foi embora.

    Joel Silva/Folhapress
    O prefeito visita unidade básica de saúde na zona norte
    Prefeito visita unidade básica de saúde na zona norte

    -

    4 - Haddad x Andressa Urach

    O prefeito e a apresentadora estão na lista de alunos da USP. Na manhã de uma terça, dois estudantes cercaram Haddad no final de um evento no Jabaquara, na zona sul, arrumaram uma bicicleta, às pressas, e pediram que posasse segurando a camiseta de um centro acadêmico. A imagem valeria dois pontos em uma gincana que premia "celebridades". O próximo alvo da dupla seria Andressa Urach.

    Keiny Andrade/Folhapress
    Andressa Urach, que hoje é apresentadora
    Andressa Urach, que hoje é apresentadora

    5 - #cansado

    A princípio, na manhã de um domingo, o prefeito visitaria o futuro parque Tatuapé —à época, sem contratos para serviços de vigilância e manejo. Não apareceu. O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Wanderley Meira, anunciou o motivo: cansaço. "O Haddad tem essa cara de garotão, mas tem 52 anos", afirmou, brincando, sobre o chefe.

    Julia Chequer/Folhapress
    Fernando Haddad (PT) na prefeitura
    Fernando Haddad (PT) na prefeitura

    6 - #indisposto

    Na noite de uma quinta, o prefeito era esperado no lançamento da temporada do Circuito São Paulo de Cultura. Não apareceu. Mas a primeira-dama, Ana Estela, sim. "O prefeito queria estar aqui, se planejou para estar aqui, mas não pôde. Está com uma crise de rinite alérgica com a virada de estação e está um pouco indisposto."

    Zanone Fraissat/Folhapress
    Ana Estela Haddad e o prefeito Fernando Haddad
    Ana Estela Haddad e o prefeito Fernando Haddad

    7 - Vai, tricolor

    Durante um discurso no Ipiranga, zona sul, Haddad disse nunca ter perguntado para o o subprefeito Alcides Gaspareto se ele seria são-paulino, "como deveria ser". A reação na sala foi imediata e surgiram os gritos "Vai, Corinthians". "O São Paulo vai dar a volta por cima", rebateu o prefeito —o filho dele é corintiano.

    Marlene Bergamo/Folhapress
    Fernando Haddad (PT) na prefeitura
    Fernando Haddad (PT) na prefeitura

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024