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    6 formas de turbinar uma campanha social na internet

    DE SÃO PAULO

    13/05/2015 11h07

    Como fazer com que as pessoas se envolvam em uma campanha social ou doem recursos para uma causa humanitária usando a internet?

    Não há fórmula perfeita: as estratégias dependem de cada marca, causa ou momento, mas algumas dicas podem ajudar a atrair apoiadores.

    "A mágica é misturar ferramentas, como Facebook, Twitter e outras tecnologias. É o que as agências e empresas procuram", diz Márcio Garcez, diretor de brand solutions do Google Brasil. "Mas, na verdade, o que está por trás de vídeos, tuítes ou posts são as pessoas."

    Carlos Eduardo Aun, diretor comercial do Twitter, concorda. "A rede social, seja ela qual for, está muito próxima dos sentimentos. Quanto mais pessoal e verdadeiro você for, mais vai se aproximar do outro", explica.

    Na última quinta (7), Garcez e Aun participaram, ao lado de outros especialistas, de um debate sobre tecnologia no lançamento da campanha McDia Feliz 2015, para ajudar crianças e adolescentes com câncer.

    Veja abaixo seis estratégias apontadas por eles que podem ajudar a impulsionar uma campanha social.

    1 - FIQUE ATENTO À LINGUAGEM

    Apelar para o sofrimento do outro pode criar uma rejeição imediata. Segundo Igor Puga, da agência de publicidade DM9, o segredo é tratar assuntos polêmicos com delicadeza. Criar uma linguagem pessoal e autêntica, longe da formalidade, também é importante.

    Marlene Bergamo/Folhapress
    NOVA OLINDA, AM, BRASIL, 16-12-2014:. CEGOS DEPOIS DE MUTIRAO DE CATARATA -Senhorinha de Oliveira da Silva, 64, que ficou cega logo apos cirurgia de catarata, em mutirao feito pelo governo do Estado do Amazonas. Dezoito pessoas perderam a visao e ainda nao se tem uma conclusao do que pode ter causado a tragedia, tampouco nenhuma medida indenizatoria foi tomada para diminuir o sofrimento das vitimas. (Foto: Marlene Bergamo/Folhapress, PODER/COTIDIANO).

    2 - ENGAJE PESSOAS INFLUENTES

    Fazer com que formadores de opinião –como blogueiros, jornalistas e famosos– reproduzam o conteúdo da campanha ajuda a disseminar a ideia. "As pessoas influentes obviamente têm um grande volume de seguidores e um poder grande de viralização", diz Carlos Eduardo Aun, do Twitter.

    Rivaldo Gomes/Folhapress
    AGSP - Sao Paulo, SP, Brasil, 25/10/2010 - Vencer - NEYMAR LANCA PAGINA NA WEB - O jogador do Santos, Neymar, lanca no Hotel Renascenca, nos Jardins, o seu Website e oficiliza sua logomarca NJR. Neymar abre pagina de sua web em computador. Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress (OUT CAPA DIARIO DE SAO PAULO)

    3 - FACILITE DOAÇÕES

    Criar um botão ou atalho fácil para doações e outros tipos de ajuda incentivam o visitante a participar. É o chamado "call to action". O Facebook, por exemplo, permite que o próprio dono da página insira um recurso desse tipo.

    Karime Xavier/Folhapress
    SÃO PAULO / SÃO PAULO / BRASIL -21 /01/15 -10 :00h - Aulas de programação/ Mad Code - Unidade Jardins/ Aula de programação e de design de jogos de computador para crianças. ( Foto: Karime Xavier / Folhapress). ***EXCLUSIVO***FOLHINHA

    4 - USE PALAVRAS-CHAVE

    "Os termos que eu procurava na internet quando descobri que tinha câncer eram sempre 'quimioterapia' e 'beleza'. E não encontrava nada", diz a blogueira Flávia Flores, criadora do site Quimioterapia e Beleza, que tem mais de 86 mil curtidas no Facebook. "É por essas palavras que muitas mulheres me acham", conta.

    5 - CRIE HASHTAGS

    O recurso ajuda a atrair pessoas que têm o mesmo interesse. "Quando você cria uma hashtag, você une as pessoas por uma determinada ideia, desde uma novela até uma grande causa social", diz Carlos Eduardo Aun, do Twitter.

    Mohd Rasfan/AFP
    A supporter of Malaysia's opposition leader Anwar Ibrahim wears a headband with a hashtag that translates to "we will fight" during a protest demanding his release in Kuala Lumpur on March 28, 2015. Malaysian police arrested three leading opposition politicians in a bid to thwart a protest march on March 28 demanding the release of jailed opposition leader Anwar Ibrahim, his party said. AFP PHOTO / MOHD RASFAN ORG XMIT: MRN047

    6 - ATRAIA QUEM NÃO ESTÁ PRÓXIMO DA CAUSA

    Vídeos que entretém o usuário e elementos estéticos chamam a atenção de quem não tem relação com a causa da campanha. "A ideia é saber quem você quer atingir e então contar uma história que faça sentido para aquele público", explica Philip Chaves, diretor de negócios do Facebook.

    Colaborou JÚLIA BARBON

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