• As Mais

    Saturday, 27-Apr-2024 12:46:39 -03

    11 propagandas inesquecíveis da TV brasileira (vale a pena ver de novo)

    DE SÃO PAULO

    19/05/2015 11h57

    Após uma crise que começou em 2003 com fraudes contábeis na Itália e quase tirou a Parmalat do mercado brasileiro, a empresa tenta uma volta à velha forma resgatando a campanha dos mamíferos.

    Sucesso na década de 1990, a propaganda traz uma sucessão de crianças vestidas de bichinhos fofos. O novo comercial mira a nostalgia dos consumidores, e mantém a música do anúncio original.

    Resta saber se ele será o suficiente para reacender a força que a marca já teve no país. A Folha relembra a propaganda original e outros 10 comerciais que marcaram a década de 90:

    1) Mamíferos da Parmalat

    A propaganda que está sendo usada no revival da marca surgiu na década de 1990 e encantou com crianças usando fantasias de mamíferos e o bordão "Tomou?".

    Veja Vídeo

    Veja Vídeo

    2) O Baixinho da Kaiser

    Uma das criações do diretor de arte francês Francesc Petit, o Baixinho da Kaiser é um dos personagens mais longevos da propaganda brasileira. Ele já estava na televisão na década 80, passou pela década de 90 e ainda aparece na TV.

    Veja Vídeo

    3) O mordomo Jaime dos sucos Tang

    Outro marco da década de 90 foi a propaganda em que o mordomo Jaime tem que lidar com um patrão mimado que clama por suco. Sem laranjas, a solução é usar o suco em pó.

    Veja Vídeo

    4) Tio da Sukita

    Vivido pelo ator Roberto Arduin, o Tio da Sukita tinha qualquer tentativa sua de flertar com a garota que bebia o refrigerante abortada quando essa o chamava de "tio". Mais tarde, ele daria o troco, em uma propaganda para uma marca de carro, na qual é ela quem mostra interesse –mais pelo veículo do que por ele.

    Veja Vídeo

    5) Menino hipnotizador que pede Baton

    Outro marco da década de 1990 foi o menino que hipnotizava a telespectadora dona de casa para que comprasse o chocolate Baton. "Compre Baton, compre Baton, compre Baton", repetia.

    Veja Vídeo

    6) Tartarugas canibais da Tortuguita

    Uma conversa em que uma tartaruga de chocolate chama a outra de estúpida termina, claro, com a ofendida comendo a cabeça de chocolate da colega. E chamando ela de estúpida.

    Veja Vídeo

    7) Poupança Bamerindus

    Comprado pelo banco BTG Pactual em 2013 por R$ 418 milhões, o Bamerindus propagandeava a segurança de sua caderneta de poupança na década de 1990 com o seu jingle em um estilo musical por propaganda. "O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa...".

    Veja Vídeo

    8) DDD

    A propaganda da Embratel usava três garotos –o D, o D e o D –para divulgarem os números usados na discagem direta à distância para cada capital.

    Veja Vídeo

    9) Garoto Bombril

    Vivido pelo ator Carlos Moreno a partir de 1978, o Garoto Bombril entrou para o "Guinness" como o garoto propaganda mais longevo já em 1994. Naquela década, ele fez uma propaganda em que era demitido pela Bombril, mas depois recontratado –por esforço das donas de casa que compravam a esponja de aço e decoravam todas as suas 1001 utilidades.

    Veja Vídeo

    10) Biotônico Fontoura

    A dupla Sandy & Junior estrelou o comercial do fortificante e estimulante de apetite Biotônico Fontoura.

    Veja Vídeo

    11) Coca-Cola e as pizzas ahhh!

    As pizzas ahhh eram acompanhadas de um brinde surpresa – um refrigerante –que não agradava a todos, levando o telespectador a achar que a Cola-Cola seria a melhor escolha.

    Veja Vídeo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024