• As Mais

    Friday, 20-Oct-2017 16:10:04 BRST

    No dia do estagiário, veja dicas para conseguir uma vaga

    DE SÃO PAULO

    18/08/2015 12h52

    Nesta terça-feira é comemorado o dia do estagiário. A Folha reuniu algumas dicas para ajudar quem está em busca do primeiro trabalho.

    A consultora de desenvolvimento organizacional Rúbria Coutinho defende que, quanto mais cedo o jovem participar do mercado de trabalho, melhor para sua carreira. "Nos semestres iniciais, alguns cursos superiores podem exigir muitos dos estudantes. Nesse caso, é possível adiar o trabalho e buscar opções como estágios de férias", afirma Coutinho.

    Veja abaixo outras dicas da consultora para conquistar uma vaga e ter um bom desempenho no programa de estágio.

    1) Empresa promissora

    Pesquise companhias que tenham uma boa perspectiva de carreira com foco na área que deseja seguir.

    Em seguida, busque informações e identifique as que têm cultura e valores semelhantes aos seus, como incentivo à competitividade ou ao trabalho em equipe, por exemplo.

    Faça contato com colegas, empresas e representantes de consultorias de recrutamento e envie seu currículo.

    2) Currículo cheio de experiências

    O estágio é o primeiro emprego de muitos jovens. Como têm pouca ou nenhuma experiência profissional, há uma certa dificuldade de elaborar um currículo.

    A regra de ouro é ser objetivo, claro e verdadeiro e apresentar informações que ajudem a empresa a conhecer seu perfil e vivências.

    Informe atividades relacionadas à graduação, como realização de monitorias e iniciação científica, participação em eventos da área, empresas juniores e centro acadêmico.

    No entanto, mesmo quem nunca trabalhou pode informar experiências que ajudam a formar habilidades importantes, como viagens internacionais, intercâmbios e cursos extracurriculares. É importante dizer se domina idiomas estrangeiros e em quais níveis.

    Também vale criar uma página em uma rede profissional como o LinkedIn.

    David Loh/Reuters
    Página na rede profissional LinkedIn
    Página na rede profissional LinkedIn

    3) Entrevista bem-sucedida

    Nas dinâmicas e entrevistas que integram o processo seletivo, é essencial se comunicar de maneira firme, clara e educada. Fique vigilante para evitar o excesso de gírias e vícios de linguagem, mas seja cuidadoso para não falar de maneira artificial.

    Converse com colegas, profissionais da área e pergunte se as pessoas se vestem de maneira formal ou mais despojada na companhia. Vista-se de maneira profissional e de acordo com o perfil de empresa. O objetivo é que as roupas não tirem a atenção do que se está dizendo.

    4) Erros mais comuns

    Tente soar o mais natural possível, evitando frases prontas que supostamente impressionam os selecionadores. Não se preocupe em parecer mais qualificado, pois as empresas buscam estagiários com potencial para crescer dentro da organização, e não profissionais experientes.

    Outro erro grave é não saber informações básicas sobre a empresa. Estude a companhia e saiba a área de atuação dela, os países em que está presente, quais os principais concorrentes. Isso mostra interesse, iniciativa e motivação.

    5) Aproveite a oportunidade

    Um bom período de estágio pode aumentar suas chances de ser contratado como funcionário efetivo ou ser bem recomendado para outra companhia.

    Equilibre o cumprimento de suas tarefas com a oportunidade de conhecer várias áreas e aprender na prática o que estuda na universidade.

    Identifique pessoas que estão em cargos que gostaria de ocupar no futuro e observe sua trajetória, qualificações e estilo de trabalho.

    Como o período máximo permitido por lei para um estágio é de dois anos, busque feedbacks regularmente para evoluir mais rapidamente em suas funções.

    Isadora Brant/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2017