• As Mais

    Sunday, 28-Apr-2024 02:33:38 -03

    Apple Watch chega às lojas hoje; veja 7 coisas que você precisa saber sobre ele

    BRUNO SCATENA
    DE SÃO PAULO

    16/10/2015 03h00

    Nesta sexta-feira (16), o relógio inteligente Apple Watch chegou às lojas de nove cidades brasileiras –incluindo Rio de Janeiro e São Paulo, onde ficam suas lojas oficiais. Há também 21 lojas autorizadas.

    Além disso, é possível fazer a compra on-line, mas quem quiser o dispositivo vai ter que desembolsar uma boa soma: o modelo mais barato custa R$ 2.899 (Apple Watch Sport com caixa de 38 mm prateada de alumínio e pulseira esportiva branca). O mais caro, com ouro 18 quilates, sai por R$ 135 mil.

    A proposta do relógio é poupar tempo. O aparelho, ao ser sincronizado com o iPhone, mostra notificações de aplicativos, e-mails e condições de trânsito. E, claro, a hora. Enquanto isso, o celular pode continuar no bolso.

    A Folha testou o novo relógio inteligente da Apple. Veja 7 coisas que você saber:

    1. Conversar com o relógio é uma ótima experiência

    Bruno Scatena/Folhapress
    Tela de respostas do Apple Watch

    Usar a voz é a melhor forma de interagir com o Apple Watch. Como no iPhone, você poderá pedir coisas à assistente pessoal Siri, como mostrar o itinerário até a casa de um amigo. O mais interessante, no entanto, é responder a e-mails ou a mensagens no Facebook sem ter que digitar nada no celular. Basta falar e escolher se quer enviar o áudio ou uma transcrição. Smartphones também têm essa opção, mas no relógio é mais rápido.

    2. As notificações são legais. Os aplicativos, nem tanto (ainda)

    Bruno Scatena/Folhapress
    Tela de notificações Apple Watch

    Você não vai ter que pegar o celular no bolso cada vez que ele apita. No Apple Watch, notificações de novos e-mails ou uma nova transmissão ao vivo no Periscope produzem um som discreto e um toque agradável no pulso –ambos configuráveis. A partir daí, as coisas ficam um pouco mais desengonçadas. Você vai saber quando alguém comentar seus posts no Instagram, mas olhar o feed de fotos pequenininhas não é tão legal. Conversas longas no Messenger do Facebook ficam espremidas na telinha.

    3. Você vai ter que se acostumar que o Watch não é um iPhone

    Bruno Scatena/Folhapress
    Controles laterais do Apple Watch

    O relógio da Apple tem dois controles laterais. Um botão e algo que a Apple chama de "coroa digital". Na prática, você vai usar o botão quase que exclusivamente para acessar a tela de contatos. A tentação de usá-lo como o botão "Home" dos iPhones é grande, mas a função não é a mesma. A coroa é como o aquela rodinha para ajustar os antigos relógios de ponteiro. É agradável de mexer se você usar apenas o indicador, mas dá vontade de usá-la como se fosse arrumar os ponteiros do relógio da sua avó. É desajeitado assim.

    4. O relógio pode ser um personal trainer ou um sargento

    Bruno Scatena/Folhapress
    Tela do aplicativo Activity, do Apple Watch

    O Activity é um aplicativo com uma interface legal: três círculos mostram se você está se movimentando, se exercitando e ficando de pé o suficiente ao longo do dia. É bom se você precisa se disciplinar, mas ficar sabendo o tempo todo que você está deixando de lado o cuidado com a saúde pode ser bem cansativo. O app de exercícios não tem todas as possibilidades de planejamento de treinos e de compartilhamento como outros aplicativos, a exemplo do Runkeeper. Com ele é possível apenas avisar que vai correr por 30 minutos ou queimar 100 calorias subindo escadas.

    5. Mãos pequenas são melhores para interagir com o Apple Watch

    Bruno Scatena/Folhapress
    Tela de aplicativos do Apple Watch

    Como usar os controles físicos pode ser bem confuso, a tela sensível ao toque é muito atraente aos dedos. Se você tem mãos grandes, pode querer escolher o maior dos tamanhos disponíveis (38 mm e 42 mm). Mesmo assim, tocar os iconezinhos às vezes pode se transformar em um game bem frustrante.

    6. Algumas pulseiras são mais legais do que outras

    Reprodução
    As pulseiras do Apple Watch

    A Apple criou pulseiras de materiais, construções e cores diferentes. A ideia é que você possa usar o seu relógio em ocasiões diversas –desde uma corrida no parque até uma reunião de negócios. As de borracha são um pouco difíceis de colocar no pulso, mas são bem confortáveis. As mais legais são as com fechamento magnético, fáceis de vestir.

    7. Você não vai perder seu iPhone, mas terá ele no bolso o tempo todo

    Bruno Scatena/Folhapress
    Apple Watch sem conexão com iPhone

    Esqueça pedir para alguém te ligar quando você não sabe onde está seu celular. Basta tocar um ícone no relógio e o seu telefone vai emitir um aviso sonoro para que você possa achá-lo. A parte não tão legal é que a experiência do Apple Watch é bem limitada sem o celular no bolso. A Siri só funciona se seu iPhone tiver acesso à internet. O mesmo vale para as notificações.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024