• As Mais

    Tuesday, 07-May-2024 21:58:25 -03

    Confira 12 acidentes com explosões no Rio de Janeiro

    DE SÃO PAULO

    19/10/2015 17h47

    Nos últimos anos, o Rio de Janeiro tem registrado diversos casos de explosões. Em muitas delas, os acidentes foram causados por vazamentos de gás em prédios ou restaurantes. Também houve uma série de explosões de bueiros na cidade, cuja causa era a presença de gases explosivos na rede subterrânea da distribuidora. E explosões de carros e postos de gasolina.

    O mais recente foi nesta segunda-feira (19), quando uma explosão de gás causou a destruição total de três imóveis comerciais e de um conjunto de 14 quitinetes, situadas em um mesmo endereço, no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio.

    De acordo com a Defesa Civil do Rio, no total, mais de 50 imóveis foram atingidos de alguma forma pelo impacto. Oito pessoas ficaram feridas sem gravidade –uma delas ficou soterrada por três horas.

    Explosão no Rio

    *

    Relembre outros casos de explosões no Rio

    1 Em setembro deste ano, uma explosão em um posto de gasolina deixou ao menos seis pessoas feridas em Maria da Graça, na zona norte do Rio. A explosão chegou a causar incêndio no posto, que fica na avenida Dom Helder Câmara, ao lado de um supermercado.

    2 Uma explosão de um equipamento na subestação da Light, no Jardim Botânico, zona sul da cidade, afetou o fornecimento de energia em boa parte do bairro em agosto deste ano. Na ocasião, a companhia informou que o fogo começou depois de um problema mecânico em um dos equipamentos. Ninguém ficou ferido.

    3 Em 18 de maio, uma forte explosão causou a destruição de ao menos nove apartamentos em um prédio residencial em São Conrado, na zona sul do Rio. Conclusão preliminar da perícia criminal mostrou que a explosão foi causada pela má instalação da tubulação de gás com o fogão. Após ficar dez dias internado, o alemão Markus Müller, 51, que teve 50% do corpo queimado, não resistiu aos ferimentos e morreu. Outras três pessoas ficaram feridas na explosão.

    Explosão em prédio no Rio de Janeiro

    4 Dois meninos morreram –um de oito e outro de nove anos– e duas pessoas ficaram feridas em novembro do ano passado após uma explosão em um posto de gasolina na zona norte do Rio.

    5 Em agosto de 2014, duas pessoas morreram após explosão num prédio comercial em obra na Tijuca, zona norte do Rio. O operário Ailton Soares da Costa, que teve 80% do corpo queimado, não resistiu aos ferimentos e morreu. Já o operário Émerson Carneiro, 38, morreu na hora. Outras duas pessoas ficaram feridas. A explosão aconteceu atrás do Shopping Tijuca.

    6 Um turista de Santa Catarina ficou ferido após a explosão de um bueiro da Light, empresa que fornece energia elétrica ao Rio de Janeiro. Ele foi atingido pela tampa de ferro e levado para o Hospital Municipal Miguel Couto. O caso aconteceu em fevereiro de 2014, em Ipanema, zona sul da cidade.

    7 Um caminhão-tanque que carregava etanol explodiu enquanto abastecia no posto de gasolina "Radar" no município de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. O caso aconteceu em agosto de 2013 e ninguém ficou ferido.

    8 Duas crianças -de nove e seis anos– morreram na explosão de um carro
    , em junho de 2013, na rodovia Washington Luiz, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O carro, movido a GNV (Gás Natural Veicular), estava parado para abastecimento quando explodiu. Com a força, o teto do posto de gasolina desabou. Além das crianças, um homem teve ferimentos graves. Um outro homem, que não se feriu, havia saído do carro pouco antes da explosão.

    9 O soldador Marlon Assis de Azevedo, 19, morreu após uma explosão de um tanque de combustível em um centro de abastecimento da Divisão de Transportes da Polícia Civil. Na ocasião, a polícia disse que Azevedo trabalha com solda perto do tanque no momento da explosão.

    10 Uma moto ficou completamente destruída após ser atingida por uma explosão de um bueiro na avenida Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana, na zona sul do Rio. O motociclista estava parado em cima da tampa do bueiro quando ocorreu a explosão, em dezembro de 2012. Ninguém se feriu.

    11 Em outubro de 2012, um vazamento de gás causou a explosão de uma padaria do supermercado Multi Market em Irajá, na zona norte do Rio. Na ocasião, sete pessoas ficaram feridas.

    12 Uma explosão no restaurante Filé Carioca deixou quatro pessoas mortas e outras 17 feridas na região da praça Tiradentes, centro do Rio, em outubro de 2011. O restaurante ficava no térreo do edifício Riqueza. Na ocasião, o Ministério Público denunciou (acusou formalmente) dez pessoas –segundo a Promotoria, o dono do restaurante, Carlos Rogério do Amaral, contratou a empresa SHV Gás Brasil para instalar seis cilindros de gás no local. Os cilindros "foram acondicionados de forma camuflada em local sabidamente impróprio e inadequado, em compartimento sem ventilação, no porão do estabelecimento comercial."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024