• As Mais

    Tuesday, 07-May-2024 13:34:43 -03

    Confira 5 curiosidades sobre o medo dos paulistanos nas polícias Civil e Militar

    LUCAS FERRAZ
    DE SÃO PAULO

    06/11/2015 13h29

    As polícias Civil e Militar despertam mais medo do que confiança na maioria dos paulistanos, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (6).

    A desconfiança com a atuação dos policiais, registrada em levantamento da semana passada na capital, representa uma piora em relação à pesquisa anterior, de junho de 2013.

    Atualmente, 60% dos paulistanos têm mais medo do que confiança na PM –eram 50% na pesquisa anterior, em meio às manifestações que tomaram as ruas de São Paulo pela redução da tarifa do transporte e acabaram em confronto com a PM.

    Em relação à Polícia Civil, a imagem não é muito melhor: 55% dos entrevistados disseram temer os integrantes da corporação, a pior avaliação em 20 anos. Para quase um terço dos paulistanos, o medo provocado pelos policiais é igual ao dos bandidos.

    Confira abaixo detalhes da pesquisa Datafolha.

    1) Desaprovação ampla, geral e irrestrita

    O temor às polícias Civil e Militar é generalizado entre os paulistanos, não importando a região da cidade onde eles vivem, o sexo e a faixa de renda. O quadro de desconfiança se mantém entre os mais escolarizados.
    Quanto mais velho o entrevistado é, contudo, maior a confiança nos policiais.

    Infográfico: Medo x confiança na PM

    Infográfico: Medo x confiança na Polícia Civil

    2) Pobres temem mais

    Entre os paulistanos mais pobres, com renda familiar de até dois salários mínimos, a desconfiança nas polícias é maior. O índice cai quando a renda familiar é maior.

    Pobres temem mais

    Pobres temem mais

    3) Moradores das zonas sul e leste têm mais medo da polícia

    Moradores de bairros dessas regiões temem mais a polícia do que entrevistados que vivem no centro e em bairros da zona norte e oeste. Quando o medo é da PM, a zona oeste, onde estão alguns dos bairros mais ricos da cidade, registra o maior índice (63%).

    Moradores das zonas sul e leste têm mais medo da polícia

    4) Mulheres são mais desconfiadas

    Mulheres desconfiam mais das polícias do que os homens. Segundo o Datafolha, 63% das entrevistadas disseram ter mais medo do que confiança na PM -entre o público masculino, o índice é de 56%. Em relação à Polícia Civil, 59% das mulheres afirmaram sentir mais medo que confiança, ante 50% entre os homens.

    Mulher são mais desconfiadas - Polícia Militar

    Mulheres são mais desconfiadas - Polícia Civil

    5) Melhor avaliação da PM

    Na série histórica do Datafolha, a PM foi melhor avaliada pelos paulistanos (14%) em meados de 2006, durante os confrontos com a organização PCC, que deixaram dezenas de mortos no Estado.

    Melhor avaliação da Polícia Militar - Evolução da avaliação da Polícia Militar

    Melhor avaliação da Polícia Civil - Evolução da avaliação da Polícia Civil

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024