• As Mais

    Saturday, 04-May-2024 05:43:44 -03

    Confira cinco corridas de F-1 que já tinham o campeão decidido, mas valeram o ingresso

    DANIEL MÉDICI
    DE SÃO PAULO

    13/11/2015 11h01

    Neste domingo (15), a Fórmula 1 terá um GP Brasil que não vai valer para quase nada: tanto o título de pilotos quanto o de construtores já têm seus campeões, Lewis Hamilton e Mercedes.

    Isso não quer dizer, necessariamente, que a corrida será chata. Diversas vezes na história, a categoria teve corridas com o piloto campeão já conhecido e, mesmo assim, valeu a pena ligar a TV.

    Confira abaixo cinco corridas em que não faltou emoção, mesmo que não houvesse chance de mudar o topo da tabela. Para quem é supersticioso, há mais um motivo para assistir à prova em Interlagos: todos os exemplos listados aconteceram em anos terminados em cinco.

    1985 - GP da África do Sul

    Alain Prost já era campeão desde o GP anterior, em Brands Hatch, quando a categoria desembarcou em uma África do Sul em polvorosa pela luta contra o regime do apartheid (segregação racial). A execução marcada de um líder negro, em uma prisão a poucos quilômetros do autódromo de Kyalami, causou comoção internacional e resultou no boicote das equipes francesas à prova.

    A corrida foi marcada pelas disputas entre companheiros de equipe, a começar pela dupla da Alfa Romeo, Riccardo Patrese e Eddie Cheever, que conseguiu a proeza de colidir entre si e abandonar antes de completar uma volta sequer.

    Enquanto isso, Ayrton Senna e Elio de Angelis, da Lotus, travavam uma disputa que se tornou uma briga pessoal após uma fechada do brasileiro, considerada antidesportiva pelo italiano. Ambos abandonariam por quebra do carro. À frente, Nigel Mansell venceu, seguido por seu companheiro de Williams, Keke Rosberg, que animou a torcida com uma série de derrapagens controladas e uma ultrapassagem sobre Alain Prost.

    GP da África do Sul 1985

    1985 - GP da Austrália

    As ruas de Adelaide foram palco de disputas bizarras no ano em que recebiam a F-1 pela primeira vez. Ayrton Senna e Keke Rosberg duelaram a prova inteira pela liderança, com o brasileiro chegando a passar quase por baixo de uma arquibancada (!) após uma tentativa malsucedida de ultrapassagem que lhe quebrou o spoiler dianteiro. O finlandês ganhou. Jacques Lafitte foi o segundo e Philppe Streiff chegou em terceiro, com a suspensão em frangalhos –fruto de uma disputa desastrada de posição com o próprio Lafitte, seu companheiro de equipe.

    GP da Austrália 1985

    1995 - GP do Japão

    Michael Schumacher já era bicampeão, mas Jean Alesi, talvez na melhor fase de sua carreira, entrou na pista com a faca nos dentes na pista molhada de Suzuka. Queimou a largada, foi punido e engoliu seus adversários um a um, até chegar à segunda posição. Aproximava-se do alemão, líder, quando abandonou. Schumacher acabou vencendo com folga. Para desespero de Frank Williams, seus dois pilotos, Damon Hill e David Coulthard, destruíram seus carros nas barreiras de proteção.

    AFP
    Fórmula.1 1995; G.P. do Japão: 1994 and 1995 world champion Michael Schumacher of Germany leads Jean Alesi of France during the Japanese Grand Prix 29 October. Schumacher won the 192 mile race in 1 hour 36 minutes 52.930 seconds while Alesi retired. AFP PHOTO*** NÃO UTILIZAR SEM ANTES CHECAR CRÉDITO E LEGENDA***
    Jean Alesi persegue Michael Schumacher durante GP do Japão

    1995 - GP da Austrália

    Foi a última prova de F-1 disputada em Adelaide, pista adorada por pilotos, equipes e fãs, que lotaram as arquibancadas. A prova foi uma confusão do início ao fim, a começar por David Coulthard, líder, que abandonou quando liderava depois de bater seu carro dentro dos boxes. Jean Alesi e Michael Schumacher, brigados desde o meio da temporada, se estranharam e bateram. Damon Hill venceu com Olivier Panis em segundo, após cruzar a linha com o motor estourado. A imagem da corrida, no entanto, foi a de Heinz-Harald Frentzen, da Sauber, mostrando seu descontentamento ao retardatário Mark Blundell (veja o vídeo).

    O lado triste do fim de semana ficou por conta de Mika Hakkinen, que estava em coma no hospital, após uma batida forte nos treinos. Ele se recuperaria totalmente para sagrar-se bicampeão.

    GP da Austrália 1995

    2005 - GP do Japão

    Kimi Raikkonen já havia perdido o título para Alonso e largaria apenas na 17ª posição. Nada disso o intimidou. Nas voltas finais, perseguiu o líder, Giancarlo Fisichella, e venceu após uma ultrapassagem de placa na última volta. Alonso teve de ultrapassar Michael Schumacher duas vezes para chegar em terceiro. Por fim, a prova contou também com um estranhamento entre os rivais declarados Jacques Villeneuve e Juan Pablo Montoya.

    GP do Japão 2005

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024