• As Mais

    Tuesday, 30-Apr-2024 11:13:49 -03

    Técnico do São Paulo já foi colega de Maradona, calou Maracanã e brigou com o Santos

    DE SÃO PAULO

    18/12/2015 13h00

    ROGÉRIO CENI
    Veja o especial sobre a despedida do goleiro

    O São Paulo anunciou nesta quinta-feira (18) a contratação do técnico argentino Edgardo Bauza, por um ano. A diretoria do São Paulo pretende apresentá-lo na próxima terça-feira (23).

    Bauza foi um zagueiro de sucesso nas décadas de 70 e 80, principalmente pelo Rosario Central, clube onde iniciou sua carreira. Dentro de campo foi campeão argentino duas vezes e jogou a Copa de 1990 ao lado de Maradona.

    Fora dele, treinou equipes de vários países sul americanos e tem um currículo recheado de títulos. Além de conquistas nacionais no Equador e Peru, tem duas Libertadores: pela LDU, do Equador, em 2008, e pelo San Lorenzo, da Argentina, em 2014.

    Veja abaixo algumas curiosidades sobre o novo treinador do São Paulo:

    'Roubado em Santos'

    Na Copa Conmebol de 1998, Bauza comandava o Rosario Central, que foi finalista contra o Santos. Em entrevista à revista argentina "El Gráfico", em 2011, Bauza afirmou que a final vencida pelo time brasileiro foi roubada. Bauza disse que na primeira partida, em Santos, o então presidente do clube Samir Abdul-Hak foi flagrado no intervalo fazendo ameaças aos juízes, no vestiário. No segundo tempo, três argentinos foram expulsos e o Santos venceu por 1 a 0 com gol de pênalti. No jogo de volta, Bauza afirma que atrasaram o jogo em 45 minutos e que Leão, expulso na partida anterior estava no banco porque havia recebido uma permissão especial da Conmebol.

    Renato Cordeiro/A Gazeta Esportiva
    O meia santista Eduardo Marques disputa a bola com defensor argentino, durante a final disputada na Argentina, onde o Santos foi campeão
    O meia santista Eduardo Marques disputa a bola com defensor argentino, durante a final disputada na Argentina, onde o Santos foi campeão

    Colega de Maradona

    Bauza foi companheiro de equipe de Maradona durante a Copa de 1990. O zagueiro só jogou duas partidas pela seleção em sua carreira, mas fez parte do elenco que perdeu o título para a Alemanha na final daquela Copa.

    AFP
    O jogador alemão Lothar Matthäus (à dir.) cumprimenta o argentino Diego Armando Maradona após vitória alemã na final da Copa do Mundo 1990 no estádio Olímpico, em Roma (Itália).
    O alemão Lothar Matthäus (à dir.) cumprimenta Diego Maradona após vitória alemã na final da Copa do Mundo 1990 no estádio Olímpico, em Roma (Itália).

    'Já ganhamos'

    Nas oitavas de final da Libertadores de 2014, Bauza dirigia o San Lorenzo, que enfrentava o Grêmio na casa do adversário. Com a vitória gremista por 1 a 0, a partida foi para a decisão por pênaltis. Antes do início da disputa, Bauza deixou o gramado e, perguntado se não ia assistir, respondeu: "Para quê, se já ganhamos?" O San Lorenzo venceu por 4 a 2 e, naquele ano, seria o campeão da competição continental.

    Marcos Brindicci/Reuters
    Jogadores de Grêmio e San Lorenzo disputam bola em partida válida pelas oitavas da Libertadores-2014
    Jogadores de Grêmio e San Lorenzo disputam bola em partida válida pelas oitavas da Libertadores-2014

    Maracanã em silêncio

    No Brasil, Bauza pode contar que já silenciou um Maracanã lotado. Como técnico da LDU, em 2008, enfrentou o Fluminense de Thiago Silva, Thiago Neves e Washington, na final daquele ano. Na partida de ida 4 a 2 para os equatorianos. Na volta, o Fluminense venceu por 3 a 1, levando a partida para os pênaltis. Com boa atuação do goleiro Cevallos, a LDU sagrou-se a primeira equipe equatoriana campeã da competição sul americana.

    Rafael Andrade/Folhapress
    Jogadores do Fluminense lamentam a perda do título da Libertadores-2008 para a LDU, no estádio do Maracanã
    Jogadores do Fluminense lamentam a perda do título da Libertadores-2008 para a LDU, no estádio do Maracanã

    Zagueiro artilheiro

    Bauza foi um bom zagueiro e tem a fama de montar seus times a partir da defesa. Entretanto, como jogador teve a carreira marcada pelo alto número de gols. Bauza é o quarto zagueiro com maior número de tentos na história do futebol, tendo marcado 108. Em primeiro está o holandês, Koeman (207), seguido do argentino Daniel Passarella (134), e do espanhol Hierro (110).

    Juan Mabromata/AFP
    Edgardo Bauza durante partida na Argentina, contra o São Paulo, como técnico do San Lorenzo
    Edgardo Bauza durante partida na Argentina, contra o São Paulo, como técnico do San Lorenzo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024