• As Mais

    Sunday, 05-May-2024 07:48:21 -03

    10 destinos politicamente corretos para visitar em 2016

    DE SÃO PAULO

    25/01/2016 02h00

    Você já parou para pensar em como sua viagem impacta o meio ambiente do destino? Ou a vida das pessoas que moram ali? E se o país cuja economia você estimula ao fazer turismo lá respeita leis de direitos humanos?

    Uma ONG americana chamada Ethical Traveler (viajante ético) faz justamente isso. A entidade, fundada pelo jornalista Jeff Greenwald e baseada na Califórnia, existe desde 1996 e tem como propósito educar turistas sobre o impacto social e ambiental de suas viagens.

    Todos os anos, a Ethical Traveler elege, entre países em desenvolvimento, os dez destinos mais "éticos" para se visitar.

    Para fazer a lista, são analisados dados públicos de proteção ambiental, bem-estar social e de animais e respeito aos direitos humanos –além, é claro do apelo turístico de suas atrações.

    "Gastando seus dólares em países de pensamento avançado, exploradores recompensam os 'bons garotos' –e encorajam práticas mais humanas ao redor do mundo", diz o relatório.

    Em 2016, metade da lista foi renovada. Entre as cinco novidades está a Mongólia, o primeiro país continental asiático a figurar no ranking.

    Os cinco que deixaram a relação foram Lituânia (que deixou de ser considerado país em desenvolvimento), Maurício, Palau, Vanuatu (cuja estrutura turística foi afetada por um ciclone) e o Chile –este, muito em parte por sua legislação restritiva sobre o aborto, segundo a entidade.

    Veja abaixo o top 10 indicado pela associação em 2016 –em ordem alfabética.

    *

    CABO VERDE

    O país, na costa da África, a cerca de 600 quilômetros do Senegal, tem lindas praias e se esforça para promover a igualdade de gêneros e fontes verdes de energia.

    Karina Gomes/Folhapress
    (TURISMO, 2012) Fotos para o especial sobre Cabo Verde no caderno de Turismo. Imagens na Praia de Sao Pedro (Foto Karina Gomes/Folhapress) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Praia de São Pedro, em Cabo Verde

    DOMINICA

    A ilha caribenha avançou no respeito à população LGBT, além de manter a liderança na região em temas como assistência médica, educação e desenvolvimento de energias sustentáveis.

    Aneil Lutchman
    "Scotts Head Dominica" by Aneil Lutchman Commons - https://commons.wikimedia.org ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Scotts Head, em Dominica

    GRANADA

    O país, que não estava no ranking em 2015 por problemas em suas políticas LGBT, apresentou melhoras em relação a elas e avançou em temas como a preservação de corais –as praias e o mar caribenho são seu maior atrativo turístico.

    Jewel Samad/AFP
    A man gives swimming lessons to a woman along a beach in Saint George's, Grenada, on April 20, 2015. AFP PHOTO/JEWEL SAMAD ORG XMIT: JS1969
    Banhistas na praia de Saint George, em Granada

    MICRONÉSIA

    De acordo com a ONG, o arquipélago no oceano Pacífico, de lindas praias, entra na lista neste ano por ser um dos representantes da tendência de destinos turísticos em desenvolvimento que lideram a preocupação contra mudanças climáticas.

    MONGÓLIA

    Destino cultural, o país se destaca na geração de energia solar. A Mongólia é o primeiro país continental da Ásia a entrar no ranking.

    Michael Kohn/Efe
    ORG XMIT: MKM05 MKM05 ULAN BATOR (MONGOLIA) 10/7/2012 .- Vista de la estatua de 30 m de altura de Genghis Khan, fundador del Imperio Mongol, que fue concluida en 2008 y esta localizada a 54 km de la capital Ulan Bator, Mongolia, hoy martes 10 de julio del 2012. Aproximadamente 250 toneladas de acero fueron necesarias para construir el coloso. El ascensor se situa en la cola de la montura del emperador y tranporta a los visitanes hasta la cabeza del caballo. El complejo se encuentra en la localidad de Tsonjin Boldog, donde se cree que Genhis Khan encontró un látigo de oro. El centro turístico cuenta con un restaurante y un museo en la base de la estatua. EFE/ Michael Kohn
    Estátua de Genghis Khan na capital da Mongólia, Ulan Bator

    PANAMÁ

    O país, que estreia na lista da Ethical Traveler, é famoso pelo canal, mas também pelas praias de mar azulzinho. Destacou-se pelo baixo índice de desemprego e alta taxa de proteção ambiental.

    Carlos Jasso/Reuters
    Boys play on the shore Panama City January 15, 2016. REUTERS/Carlos Jasso ORG XMIT: CJB02
    Crianças brincam em praia da Cidade do Panamá

    SAMOA

    Samoa deve ter, até o ano que vem, 100% da geração de energia advinda de fontes solares –é um dos líderes em ações para combater o aquecimento global, além de reservar praias estonteantes no oceano Pacífico.

    Solly Boussidan/Folhapress
    Turistas nadam na piscina de Fatumea, em samoa ORG XMIT: AGEN1405131211089500
    Turistas nadam na piscina de Fatumea, em Samoa

    TONGA

    Destaque na proteção ambiental e na educação de seu povo, o país no Pacífico criou mais reservas marinhas e tem taxas de alfabetização da população de 99%.

    Michael Friedel/REX
    Imagem aérea do arquipélago de Tonga, na Polinésia. Mandatory Credit: Photo by Michael Friedel/REX (793663bo) Aerial view of an atoll in the Ha'apai Archipelago, Tonga, Polynesia. Tonga, Polynesia ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Imagem aérea do arquipélago de Tonga, na Polinésia, no oceano Pacífico

    TUVALU

    Outro país que não estava na lista de 2015, Tuvalu é uma das ilhas mais ameaçadas pelo aquecimento global. Ainda assim, avançou em temas como a violência doméstica e a redução da dependência de combustíveis fósseis.

    Torsten Blackwood/AFP
    (FILES) A file picture taken on February 22, 2004 shows the pristine waters which surround Tepuka Islet on Funafuti Atoll, part of the Tuvalu Islands, which are now threatening to engulf it as rising sea levels inundate many of the low islands. A French-Tuvalean association released on May 2013 a scientific inventory of fish and seashells from the Tuvalu Islands, to improve the control of fisheries in this independent Pacific Ocean archipelago, particularly threatened by the impacts of the global warning. AFP PHOTO/Torsten BLACKWOOD ORG XMIT: FUN03
    Imagem da ilha de Tepuka, no atol Funafuti, em Tuvalu

    URUGUAI

    Nosso vizinho sul-americano já havia feito parte da lista e volta na edição de 2016 –muito em parte graças ao desenvolvimento de fontes sustentáveis de energia, inclusive para o sistema de transporte público e um aeroporto. O relatório também destaca a atenção governamental à educação e ao alto IDH (o melhor entre os países analisados).

    Keiny Andrade
    Uruguai, Colonia do Sacramento, 30.12.2014 - Ensaio do grupo de Candombe de Colonia - Foto: Keiny Andrade ****FOTOS PARA COLUNA SOBREVOO DE TURISMO - EXCLUSIVO NAO UTILIZAR SEM AUTORIZACAO DA FOTOGRAFIA****.
    Grupo de dança ensaia em Colonia do Sacramento, no Uruguai

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024