• As Mais

    Wednesday, 08-May-2024 07:59:16 -03

    Veja os astros e as potências da Libertadores e quais canais transmitem o torneio

    DE SÃO PAULO

    16/02/2016 17h25

    A fase de grupos da Copa Libertadores 2016 começa nesta terça-feira (16) com a partida entre River Plate, do Uruguai, e Palmeiras, pela chave 2 da competição.

    O torneio deste ano será transmitido por três canais no Brasil, terá potências como Boca Juniors e River Plate e craques como o atacante argentino Carlos Tévez, ex-Juventus, da Itália.

    Além disso, terá as já conhecidas dificuldades, como estádios pequenos, em que torcedores ficam bem próximos ao gramado, e situados em locais como o deserto do Atacama, no Chile, e até mesmo na altitude de La Paz, na Bolívia.

    Veja abaixo mais informações sobre o torneio.

    TV

    A Copa Libertadores de 2016 será transmitida por Globo (aberta), SporTV e Fox Sports (fechadas) no Brasil. Nesta primeira rodada, a Fox Sports terá exclusividade dos jogos de Palmeiras e Grêmio, enquanto o jogo do São Paulo contra o The Strongest, da Bolívia, na quarta-feira (17), será transmitido apenas pelo SporTV. Já Cobresal (CHI) x Corinthians estará nos três canais. A partida entre Melgar (PER) e Atlético-MG, por sua vez, passará tanto na Globo (para Minas) como no Fox Sports 2.

    Rivaldo Gomes-22.jun.2011/Folhapress
    Câmera de televisão durante um jogo da Libertadores
    Câmera de televisão durante um jogo da Libertadores

    POTÊNCIAS

    Dentre os 32 times que estão no torneio, 15 já foram campeões da competição (River Plate, Boca Juniors, San Lorenzo, Racing, Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio, São Paulo, Colo-Colo, Atlético Nacional, LDU de Quito, Olimpia, Nacional e Peñarol). São 33 títulos no total –só o Boca Juniors venceu seis vezes. No ano passado, a fase de grupos do torneio contou com 12 campeões. O River Plate, que está no Grupo 1, ao lado de The Strongest (BOL), Trujillanos (VEN) e São Paulo, é o atual vencedor.

    Alberto Raggio/Xinhua
    River Plate e Boca Juniors durante uma partida da Libertadores
    River Plate e Boca Juniors durante uma partida da Libertadores

    ASTROS

    A Libertadores não é uma Liga dos Campeões, mas também tem os seus astros, como o atacante Carlos Tévez, 32, grande nome do Boca Juniors. Já o River Plate, arquirrival do Boca, tem agora o meia argentino Andrés D'Alessandro, 34, que deixou o Internacional no início deste mês. No Brasil, o São Paulo poderá contar com a experiência do zagueiro uruguaio Diego Lugano, 35. O jogador já teve passagens por times como Fenerbahçe, da Turquia, e Paris Saint Germain, da França, e é um dos grandes ídolos da torcida do São Paulo.

    Nicolás Aguilera/Efe - Julia Chequer/Folhapress - Jefferson Bernardes/AFP
    Tevez, Lugano e D'Alessandro, astros da Libertadores de 2016
    Tevez, Lugano e D'Alessandro, astros da Libertadores de 2016

    DIFICULDADES

    Estádios acanhados, pressão de torcida, gramados em condições ruins, proteção da polícia para bater um escanteio... Essas são apenas algumas das dificuldades de se jogar uma Libertadores. O Corinthians, por exemplo, vai estrear na competição contra o Cobresal, num estádio que fica localizado no meio do deserto do Atacama, no Chile. São 2.500 m de altitude. O São Paulo também terá que enfrentar a altitude. Quando for encarar o The Strongest, na Bolívia, pela última rodada da fase de grupos, vai jogar a mais de 3.500 m acima do nível do mar.

    Gaston Brito-30.jul.2014/Reuters
    Polícia protege jogador e membros da comissão técnica do San Lorenzo durante um jogo da Libertadores na Bolívia
    Polícia protege jogador e membros da comissão técnica do San Lorenzo durante um jogo da Libertadores na Bolívia

    PAULISTAS

    Dos cinco times brasileiros classificados para esta edição da Libertadores, três são paulistas (Corinthians, São Paulo e Palmeiras). A última vez que o Estado havia tido três clubes na competição foi em 2013, quando essas mesmos três equipes participaram da competição. Porém, não foram muito longe. Todos acabaram eliminados nas oitavas de final. Em 2014, o Estado ficou sem representante, enquanto em 2015 Corinthians e São Paulo conseguiram se classificar. Dividiram, inclusive, o mesmo grupo.

    Ernesto Rodrigues/Folhapress
    Palmeiras e Corinthians estarão na Copa Libertadores de 2016, assim como o São Paulo
    Palmeiras e Corinthians estarão na Copa Libertadores de 2016, assim como o São Paulo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024