• As Mais

    Sunday, 17-Dec-2017 00:02:23 BRST

    Virada histórica do Barça não foi a única em competições europeias; confira outras que ficaram marcadas

    DE SÃO PAULO

    09/03/2017 15h27

    O Barcelona conseguiu na quarta-feira (8) uma das maiores viradas da história dos campeonatos europeus. Após perder por 4 a 0 no jogo de ida para o PSG, em Paris, a equipe espanhola precisava vencer por pelos menos cinco gols de diferença para avançar às quartas de final da Liga dos Campeões.

    Vencendo por 3 a 1 até os 41 min do segundo tempo, os catalães precisavam de mais três gols em sete minutos. O brasileiro Neymar, então, chamou a responsabilidade do confronto e fez o inimaginável.

    Primeiro o atacante fez um gol de falta. Logo em seguida, converteu um pênalti sofrido por Luis Suárez. Aos 49 min, Neymar cruzou uma bola na área adversária e Sergi Roberto, cria das categorias de base, escorou para fazer o sexto e sacramentar a classificação.

    Esta, porém, não foi a única virada surpreendente no futebol. A Folha separou alguns outros confrontos que também entraram para a história.

    Albert Gea/REUTERS
    Football Soccer - Barcelona v Paris St Germain - UEFA Champions League Round of 16 Second Leg - The Nou Camp, Barcelona, Spain - 8/3/17 Barcelona's Sergi Roberto celebrates scoring their sixth goal with team mates Reuters / Albert Gea Livepic ORG XMIT: UKZWvR
    Jogadores do Barcelona comemoram gol da vitória por 6 a 1 sobre o PSG

    *

    1961/1962 - Leixões 5x0 La Chaux-de-Fonds

    Na primeira rodada da Copa da Uefa, o Leixões, de Portugal, havia perdido por 6 a 2 do La Chaux-de-Fonds, da Suíça, e precisa vencer por pelo menos cinco gols de diferença para avançar —situação parecida com a do Barcelona. Com dois gols do brasileiro Osvaldo Silva, dois de Oliveirinha e outro de Mário Ventura, o time português fez 5 a 0 e avançou.

    1984/1985 - Partizan 4x0 Queens Park Rangers

    Após perder na Inglaterra por 6 a 2 para o Queens Park Rangers, na segunda rodada da Copa da Uefa, o Partizan reverteu o resultado jogando na Sérvia.

    Reprodução
    1984/1985 - Partizan 4x0 Queens Park Rangers . Foto Reproducao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Lance da partida entre Partizan e Queens Park Rangers, em 1985 pela Copa da Uefa

    1985/1986 - Real Madrid 4x0 Borussia M'gladbach

    Na terceira etapa da Copa da Uefa, o Real Madrid saiu atrás na Alemanha, 5 a 1. No entanto, se classificou devido à regra de gols fora. Na Espanha, o time madrilenho fez valer o mando de campo e aplicou um 4 a 0. O Real Madrid viria a ser o campeão da competição após derrotar o Colonia, também da Alemanha, na final.

    1987/1988 - Panathinaikos 5x1 Honved

    O Panathinaikos, da Grécia, havia sofrido derrota por 5 a 2 fora de casa na Copa da Uefa, mas no segundo jogo eliminou o time húngaro do Honved ao aplicar 5 a 1. A virada dos gregos se tornou ainda mais memorável pelo fato de iniciar o primeiro jogo perdendo por 5 a 0. Nunca uma equipe europeia conseguiu tirar uma vantagem de cinco gols.

    1998/1999 - Bayern de Munique 1x2 Manchester United

    O Bayern de Munique vencia a final da Liga dos Campeões por 1 a 0, no Camp Nou, sobre o Manchester United até os 45 minutos do segundo tempo. O título era questão de tempo. O árbitro da partida, então, deu mais três minutos de acréscimos, e os ingleses se superaram. Aos 46 min, Sheringham empatou. Um minuto depois, Solskjaer aproveita lançamento de David Beckham e garante o troféu ao United.

    Jan Nienheysen/France Presse- AFP
    Futebol: jogadores do Manchester United, com o técnico Alex Ferguson no centro, levantam taça de campeão da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique, em Barcelona (Espanha). (FILES) In this file picture taken on May 26, 1999 Manchester United manager Alex Ferguson celebrates with his players, after they defeated Bayern Munich in the Champions League final in Barcelona. Alex Ferguson is to retire as the manager of Manchester United, the English Premier League champions announced on May 8, 2013. Ferguson, 71, has been in charge at Old Trafford for 26 years, guiding United to 13 Premier League titles and two Champions League crowns. AFP PHOTO/JAN NIENHEYSEN ORG XMIT: BCN13
    Jogadores do Manchester United comemoram título da Liga dos Campeões de 1999

    2003/2004 - Deportivo La Coruña 4x0 Milan

    O Milan fez 4 a 1 no jogo de ida, com dois de Kaká. O time espanhol, no entanto, fez 3 a 0 ainda no primeiro tempo da volta e avançou à semifinal da Liga dos Campeões da temporada de 2003/2004. Na fase seguinte os espanhóis foram derrotados pelo Porto, de José Mourinho.

    Lalo Villar/AFP
    ORG XMIT: 563201_1.tif Futebol - Copa dos Campeões, 2004: o meia Kaká, do Milan, que mal pegou a bola, lamenta chance perdida contra o La Coruña. AC Milan's Brazilian player Kaka reacts during the Champions League quarter-finals second leg match against Deportivo La Coruna Wednesday, April 7 2004, in La Coruna, northern Spain. In the first leg Milan beat Deportivo 4-1. (AP Photo/Lalo Villar)
    Kaká lamenta durante confronto contra o Deportivo La Coruña

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2017