• As Mais

    Sunday, 28-Apr-2024 07:27:41 -03

    Conheça histórias de 27 pessoas que morreram nas marginais neste ano

    FABRÍCIO LOBEL
    DE SÃO PAULO

    03/12/2017 02h00

    Montagem/Arquivos Pessoais

    Veja abaixo a história das pessoas que morreram nas pistas das marginais Pinheiros e Tietê no ano de 2017. As vias são as principais da cidade de São Paulo e, em janeiro, tiveram os seus limites de velocidade aumentados pelo prefeito João Doria (PSDB), uma das promessas eleitorais do tucano.

    A volta das velocidades mais altas contrariou a recomendação de especialistas em segurança no trânsito e estudos internacionais que apontam a influência de velocidades no risco de acidentes.

    Até outubro deste ano, o número de mortes nas marginais indica o final de uma tendência de queda verificada em anos anteriores.

    Em 2014, a CET registrou 68 mortes nas marginais. No ano seguinte, quando os limites de velocidade foram reduzidos a partir de julho, caiu para 46. Em 2016, foram 26, e, em 2017, até outubro, a Folha já contabilizou 27 óbitos.

    *

    Manoel Santana do Nascimento, 50

    Tatiana Carmelia Bollonhi Cavalcanti de Souza - 14.fev.2017/Folhapress
    Um dos carros envolvidos no acidente
    Um dos carros envolvidos no acidente

    14.fev
    5h50
    Marginal Pinheiros
    Moto

    Era madrugada de terça-feira, quando um carro quebrou na pista expressa da marginal Pinheiros.

    O veículo foi então atingido em cheio por outro. Manoel, que era motorista profissional e estava em sua moto, acabou prensado pelos dois carros. Ele teve as duas pernas esmagadas e morreu no local do acidente.
    Em depoimento à polícia, o motorista do segundo veículo disse que, enquanto tentava frear, passou por cima da moto, mas não soube dizer se atropelou Manoel.

    *

    Eduardo Mariano da Silva, 29

    Arquivo Pessoal

    4.mar
    23h
    Marginal Pinheiros
    Moto

    Era o fim de sábado de Carnaval quando Eduardo deixou seu posto de trabalho em um prédio de Pinheiros, na zona oeste da capital. O porteiro, prestes a completar 30 anos, subiu em sua moto e partiu em direção a Osasco, na Grande São Paulo.

    No meio do caminho, segundo testemunhas, foi atingido por um carro em alta velocidade. Não há câmeras no local, e a família não tem mais informações sobre o acidente.

    Segundo a irmã Aline da Silva, Eduardo deixou a cidade de Salvador aos 21 anos "para tentar a vida em São Paulo". Na cidade, foi eletricista, consertou geladeira e fogão e virou porteiro.

    Para o fim de 2017, planejava voltar a Salvador e rever a filha de 11 anos, além da mãe e das irmãs. Da família na Bahia, só a mãe de Eduardo pôde viajar a São Paulo para o sepultamento.

    Para Aline, o governo não está "nem aí" para as leis de trânsito. "Além disso, muitos que andam atrás de um volante não se importam se o outro tem uma família para cuidar."

    *

    D.P., 16

    6.mar
    23h
    Marginal Pinheiros
    Moto

    Naquela segunda-feira, o adolescente D.P. estava na garupa de uma moto conduzida por um outro jovem de 16 anos. Já era madrugada e os dois foram abordados pela polícia. O condutor acelerou e teve início uma perseguição. Na fuga, ele perdeu o controle. D.P. caiu e morreu no hospital. A moto estava em situação regular, apesar de ser conduzida por um menor de idade.

    *

    Marcelo David Campos Gomes, 21

    10.mar
    20h07
    Marginal Tietê
    Moto

    Marcelo, pai de um bebê com menos de um ano de idade, havia comprado uma moto usada em novembro, mas ainda não tinha transferido o veículo para o seu nome.

    Segundo testemunhas, forçou a passagem entre duas carretas e colidiu com a lateral de uma delas. Acabou sendo atropelado por um dos veículos e morreu no local. Ninguém procurou a polícia para informar as placas das carretas. Antes do acidente, mandou mensagem ao pai e avisou que iria a uma festa.

    *

    Lucas Martins, 27

    Arquivo Pessoal

    25.mar
    0h56
    Marginal Pinheiros
    Moto

    Pai de um menino de seis anos, Lucas tinha uma jornada dupla de trabalho. A primeira parada era em um centro automotivo, na rua da Consolação, no centro de SP. No fim desse expediente, usava a moto da família para fazer entregas para aplicativos de comida.

    Em um sábado, por volta das 23h, quando o irmão mais novo costumava fechar a bomboniere da família, Lucas o buscava, e os dois seguiam de moto até a casa deles, no Jardim Figueira Grande, na zona sul.

    Na noite do acidente, Lucas já estava a caminho de casa, com o irmão na garupa. A família não tem detalhes do que ocorreu, além do que consta no registro policial. Diz apenas que a moto colidiu com a lateral de um caminhão.

    Lucas foi internado no Hospital das Clínicas. Oito dias após o acidente, estava inconsciente e desenganado pelos médicos. No 12º dia de internação, abriu os olhos, superando a expectativa dos médicos. A primeira interação foi pelo coração. Sempre que o pai, Inácio da Silva, chegava perto, a frequência cardíaca do rapaz subia.

    A segunda forma de comunicação passou a ser os olhos. A cada pergunta do pai, o garoto começava a piscar, caso a resposta fosse sim. Caso contrário, ele ficava alguns segundos sem piscar. "Assim, eu conversei por cinco dias com o meu filho".

    Diego Padgurschi /Folhapress
    Famílias de vítimas das marginais - Inácio da Silva que perdeu o filho Lucas em acidente na marginal Pinheiros
    Inácio da Silva que perdeu o filho Lucas Martins, 27, em acidente de trânsito de moto na marginal Pinheiros

    *

    Lucas Candido Queiros, 21

    Arquivo Pessoal

    30.mar
    10h40
    Marginal Tietê
    Moto

    Assim como o pai e o irmão mais velho, Lucas, 21, era motoboy. Estava na profissão havia apenas dois meses e, naquela manhã de quinta-feira, fazia a terceira entrega do dia.

    Seu sonho era juntar dinheiro para reformar a casa onde morava com a namorada, em Guarulhos, na Grande SP. Depois, queria comprar um carro de carga para continuar trabalhando com entregas.

    Segundo o boletim de ocorrência, Lucas teria forçado a passagem entre dois caminhões, quando sua calça ficou presa na roda de uma das carretas.

    Ele caiu e foi atropelado pelo caminhão na marginal Tietê.

    *

    Maurício Valarini, 39

    Arquivo Pessoal

    6.abr
    9h10
    Marginal Tietê
    Moto

    Recém-formado em ciências da computação, Maurício estava em um emprego novo. Segundo o pai, o plano seria trabalhar no ramo de informática até juntar dinheiro suficiente para construir uma casa em sua cidade natal, Piracicaba (SP).

    O caminho entre o local de trabalho e sua casa, na Cidade São Francisco, bairro da zona oeste próximo à USP, costumava ser feito com o carro da família. Mas, naquele dia, uma quinta-feira, ele resolveu deixar o veículo em casa, com a mulher e o filho bebê. O trajeto foi feito com a sua Harley Davidson, que costumava usar apenas em dias de passeio.

    Roberto Valarini diz que o filho não costumava trafegar pelo corredor entre os carros, como costuma fazer a maioria dos motoqueiros em São Paulo. A chuva naquele dia, porém, pode ter ajudado a desestabilizar a moto, enquanto tentava ultrapassar um caminhão. Ao cair, Maurício foi atropelado por um Mercedes-Benz, de 1978. Estava casado havia dois anos.

    *

    Ronaldo Vidal Lima, 30

    Arquivo Pessoal

    8.abr
    1h46
    Marginal Pinheiros
    Moto

    Era madrugada de sexta para sábado, por volta das 2h, quando o celular de Nayadia Maciel, 26, tocou. Pelo visor, viu a identificação do número de Ronaldo Vidal Lima, ou Roni, como ela chama o namorado, pai de sua filha Giovana, 3.

    "Na hora que eu atendi, percebi que não era a voz do Roni. Era um homem que dizia ser policial militar e falou que o Roni tinha sofrido um acidente."

    Nayadia tentou obter mais informações ainda pelo telefone, mas o policial se negava a responder às perguntas e insistia que ela deveria ir até o IML.

    Somente no local soube que o namorado havia morrido em um acidente na marginal Pinheiros.

    "Eu ainda não sei como o acidente aconteceu. Cheguei a receber via Whatsapp o áudio de um motoqueiro que disse ter visto o Roni ser perseguido por uma outra moto, em alta velocidade. Mas, como a polícia disse que não havia câmeras, ainda não tive nenhuma explicação."

    Roni, conhecido assim pelos amigos, era analista de câmbio no mercado financeiro. Trabalhava em uma corretora na rua Líbero Badaró, no centro de São Paulo. Quando morreu, fazia um curso de MBA em gestão empresarial no Mackenzie.

    Estava na marginal Pinheiros, a caminho de casa, na região do Capão Redondo, na zona sul, a bordo da moto que pilotava havia dez anos. Segundo a polícia, não foi identificado nenhum suspeito para a colisão, e o caso segue ainda segue sem conclusão.

    Diego Padgurschi /Folhapress
    Famílias de vítimas das marginais - Nayadia Maciel, 26, assistente financeira, perdeu o namorado e pai de sua filha de 3 anos em acidente de moto na marginal Pinheiros..
    Nayadia Maciel, 26, assistente financeira, perdeu o namorado e pai de sua filha de 3 anos em acidente de moto na marginal Pinheiros

    *

    Michel Gonçalves da Silva Sales, 29

    23.abr
    6h15
    Marginal Tietê
    Moto

    Supervisor de obras, Michel seguia de moto para a casa da sogra, no bairro da Vila Bonilha, zona norte de São Paulo, onde atualmente morava. Na garupa, a namorada, Michelly, 26.

    Segundo ela, quando estavam prestes a deixar a pista central da marginal Tietê, um carro fez zigue-zague na frente da moto, o que impedia a passagem do casal. Michel teria decidido ultrapassá-lo, mas o veiculo fechou a moto e tocou em uma de suas rodas. Com o contato, o casal caiu no chão.

    Michel morreu na hora, e Michelly ficou 35 dias internada. Os dois haviam alugado uma casa havia 12 dias antes do acidente e compravam móveis e utensílios domésticos. A ideia seria começar a planejar o casamento em 2018. A polícia ainda investiga o caso.

    *

    Manoel Eurípedes de Sousa, 75

    25.abr
    3h
    Marginal Tietê
    Pedestre

    Na noite de uma segunda-feira, o aposentado Manoel Eurípedes saiu a pé de sua casa, na região da Brasilândia, na zona norte de São Paulo, com destino a sua pequena propriedade no município vizinho de Franco da Rocha.

    Mas, sem que a família entenda o motivo, ele foi parar no sentido oposto ao seu caminho, na marginal Tietê, onde acabou atropelado por volta das 3h, perto da ponte da Casa Verde. O registro policial aponta que o corpo de Manoel foi encontrado no asfalto da pista expressa da via, depois de ser atropelado por dois carros, numa tentativa dele de atravessar a marginal a pé.

    Maria de Lourdes, 79, diz que Manoel passava por tratamento psiquiátrico, mas que nunca teve problemas em fazer o trajeto até o seu terreno na Grande São Paulo. Lá, gostava de ouvir músicas caipiras e do cantor romântico Paulo Sérgio. Teve 13 filhos, dos quais 10 ainda vivos.

    *

    Jennifer Luiz de Souza, 19

    Arquivo Pessoal

    12.mai
    3h50
    Pinheiros
    Moto

    O dia de trabalho de Jennifer em um bar de classe média alta, na avenida Faria Lima, costumava acabar no início da madrugada. Todos os dias, após o fechamento do local, a garçonete pegava carona com um gerente do bar até o Jardim São Luís, na zona sul, onde morava em um quarto alugado. O caminho diário era feito de moto.

    A rotina se manteve até uma madrugada de sexta-feira, quando foram atingidos por um carro. Jennifer morreu no local, e o motorista fugiu. "Mesmo com radar e limite de velocidade, ninguém muda a atitude. Por mais que uma multa doa no bolso, a vida ficou banalizada", desabafa a mãe, Andrea Luis, 46. "Não sabemos de nada, estamos no escuro."

    Diego Padgurschi /Folhapress
    Famílias de vítimas das marginais - (esq. p dir.) Jefferson Luis Soares, 25, Jessica Luis de Sousa, 27, Andrea Sousa Oliveira, 46, Alison Luis de Sousa, 22, mãe e irmãos de Jennifer Luiz de Souza, 19, morta em acidente de moto na Marginal Pinheiros.
    Mãe e irmãos de Jennifer Luiz de Souza, 19, morta em acidente de moto na Marginal Pinheiros

    *

    Marcela Pyetra Villela dos Santos, 14

    27.mai
    19h
    Marginal Pinheiros
    Carro

    No início de noite de um sábado, Marcela voltava de uma festa infantil. O carro em que estava foi atingido por outro veículo na marginal Pinheiros, na altura do parque Villa Lobos. A adolescente, a mãe e um outro passageiro foram arremessados para fora.

    À polícia a motorista do outro carro disse que o seu veículo começou a acelerar sem que pudesse freá-lo. O veículo chegou a desviar de outros carros antes da colisão. Marcela foi socorrida, mas morreu dois dias depois do acidente.

    *

    Rodrigo Bonfim, 29

    2.jun
    9h11
    Marginal Tietê
    Moto

    O auxiliar de marketing Rodrigo Bonfim, 29, perdeu o equilíbrio de sua moto, caiu no chão e foi atropelado por um caminhão, após tentar chutar o retrovisor de um outro carro por causa de uma discussão de trânsito. O acidente ocorreu na marginal Tietê, às 9h de uma sexta-feira.

    *

    Rogério Gonzaga Silva, 37

    Arquivo Pessoal

    6.jun
    17h45
    Marginal Pinheiros
    Moto

    Após um dia de trabalho como motoboy, Rogério seguia para casa, na Vila das Belezas, na zona sul, quando foi tocado por um carro. Ele caiu e morreu. A motorista disse à polícia que foi mudar de faixa e, assim, atingiu o motoqueiro.

    "Quando eu tive que ler o laudo da morte do meu irmão, soube que o corpo dele foi rasgado da cabeça aos pés. Foi horrível", conta a irmã Priscila Alice.

    Ela diz ter procurado, em vão, um grupo de apoio a familiares de vítimas de acidentes de trânsito. Rogério morava com o pai, Edilson Silva, que desde o acidente sente-se só.

    Diego Padgurschi /Folhapress
    Famílias de vítimas das marginais - Edilson Batista Silva, 66, pai de Rogerio Gonzaga, 37, que morreu em acidente de moto.
    Edilson Batista Silva, 66, pai de Rogerio Gonzaga, 37, que morreu em acidente de moto.

    *

    Elídio de Almeida Bento

    7.jun
    5h
    Marginal Tietê
    Carro

    Taxista, Elídio trafegava na marginal Tietê, próximo à Vila Guilherme, na madrugada de uma quarta-feira, quando perdeu o controle do carro e bateu em um muro. Ele morreu em um hospital. À polícia a filha disse que Elídio era hipertenso, o que pode ter provocado um mal súbito.

    *

    Luciano de Araujo Andrade, 34

    30.jun
    7h30
    Marginal Tietê
    Moto

    Luciano era auxiliar de serviços gerais na Fundação Casa e sonhava ser policial civil. Naquele sábado, pela manhã, trafegava com sua moto na marginal Tietê quando foi surpreendido por outro motoqueiro em uma manobra brusca para acessar a rua Anhaia, no Bom Retiro. Os dois se chocaram. Luciano morreu no caminho para o hospital.

    *

    Francisco Cleiton Façanha

    Arquivo Pessoal

    9.jul
    8h
    Marginal Tietê
    Moto

    Casado e pai de dois filhos, Francisco era vigilante em uma empresa de transporte de valores. Ele morreu ao cair de sua moto, na marginal Tietê, quando já se aproximava do trabalho, próximo à ponte do Limão.

    A família não tem informações de como o acidente ocorreu, se houve colisão ou se o segurança passou mal, por exemplo.

    *

    Gleidson Sousa Almeida, 43

    Arquivo Pessoal

    17.jul
    00h30
    Marginal Tietê
    Pedestre

    Gleidson cresceu no bairro da Vila Matilde, na zona leste de São Paulo. Trabalhou como vendedor em uma loja no shopping Morumbi e, após alguns anos, entrou para o trabalho informal. A família acredita que, no dia do acidente, uma noite de segunda-feira, ele tenha sido atropelado quando atuava como ambulante na marginal.

    *

    Jeferson França Sobrinho, 34

    31.jul
    17h20
    Marginal Tietê
    Pedestre

    Às 17h20 de uma segunda-feira, o trânsito na marginal Tietê estava intenso. Entre as pistas da via, Jeferson trabalhava como ambulante. Naquela tarde, não era o único na pista a fazer esse arriscado trabalho. Acabou atingido por um veículo que mudava de faixa.

    O motorista desse carro disse que não viu de onde o ambulante surgiu e que só o percebeu com o barulho do impacto. O ambulante colidiu contra o para-brisa do veículo. Um helicóptero da Polícia Militar e equipes da Samu chegaram a ser mobilizados para atendê-lo, mas Jeferson morreu no local.

    *

    Ubirajara José dos Santos, 50

    Arquivo Pessoal

    5.ago
    23h05
    Marginal Tietê
    Moto

    Por 25 anos, Bira atuou na organização do trânsito de São Paulo. Funcionário da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), tinha como tarefa coordenar os fiscais que iam para as ruas. Seu último posto foi em uma unidade da companhia no centro paulistano.

    Bira poderia se aposentar, mas resolveu estender a carreira para quitar o financiamento do novo apartamento. Sambista, dedicava-se a aprender cavaquinho. A ideia era tocar para a família e amigos nas muitas festas que fazia.

    Junior, 22, o filho mais velho de Bira, conta que a família desistiu de acompanhar as investigações do acidente. Tudo o que sabem é que Bira estava de moto na pista central da marginal Tietê em direção ao acesso para a rodovia Dutra, quando colidiu com a lateral direita de um carro. Ele voltava para casa, em Guarulhos, após o trabalho.

    "De que adianta saber se eventualmente o motorista tem alguma culpa no acidente? No máximo, eu iria perguntar se ele pode trazer meu pai de volta. Já que não, prefiro não mexer no assunto." A CET organizou uma missa em um de seus pátios para homenageá-lo.

    *

    Daiane Ferrari Soares, 33

    Arquivo Pessoal

    10.ago
    6h58
    Marginal Tietê
    Moto

    Todos os dias, às 6h, a enfermeira Daiane saía de moto de sua casa, em Barueri, na Grande SP, e só retornava perto da 1h, quase 20 horas depois. O primeiro turno de trabalho era em um hospital do Tatuapé, na zona leste de São Paulo. Depois, seguia para casas de pacientes que necessitavam de algum acompanhamento médico.

    Ela tinha o sonho de construir uma casa. Neste ano, havia conseguido uma folga para as festas de fim de ano, período em que finalmente iria descansar com a filha de 16 anos, em uma viagem a Fortaleza.

    No dia do acidente, estava indo para o trabalho. A pista estava molhada, e o mecânico de confiança da família acredita que o freio traseiro estava com defeito. Segundo o registro policial, Daiane foi encontrada na marginal 20 metros à frente de sua moto. Ainda não se sabe, porém, o que provocou a queda.

    *

    Emerson da Silva Anjinho,43

    Arquivo Pessoal

    22.ago
    5h20
    MarginalTietê
    Moto

    Em um domingo de agosto, Emerson reuniu familiares e amigos na piscina do prédio para comemorar seus 43 anos. Os dois filhos, de 10 e 20 anos, se divertiram com o pai naquele dia. Era uma data importante para ele, já que se tratava do primeiro aniversário após a morte do pai.

    Apenas dois dias depois, Emerson pilotava sua moto a caminho do trabalho quando, logo à sua frente, viu um ônibus bater em um carro quebrado à sua direita. O coletivo invadiu as pistas da esquerda da marginal Tietê e o atingiu.

    "O motorista [do ônibus] chegou a ser preso, foi para a delegacia. E testemunhas contaram que ele estava acima do limite de velocidade e dirigia falando ao celular", conta Elizete Silva, que toma remédios controlados para dormir após a morte do irmão.

    *

    Ana Paula Souza Rodrigues, 43

    Arquivo Pessoal

    16.set
    10h00
    Marginal Pinheiros
    Moto

    Ana Paula, mãe de um menino de 15 anos, trabalhava em uma concessionária de carros, perto do shopping SP Market, na zona sul. Parte do salário sempre era guardado para que ela e o marido, Ronaldo, viajassem. Foi dessa forma que visitaram Santa Catarina, EUA e Reino Unido.

    Na manhã daquela sexta-feira, Ana Paula seguiu para a casa de sua irmã, que havia passado por uma cirurgia e precisava de ajuda com as tarefas domésticas. Como era um dia ensolarado, ela e o marido decidiram fazer o trajeto na moto esportiva, uma Kawasaky Ninja. Ela na garupa, e Ronaldo na condução.

    Quando estavam na marginal Pinheiros, um carro freou subitamente e atravessou duas faixas de uma só vez para tentar acessar a ponte Itapaiúna. Ronaldo conta que tentou parar, mas a moto bateu no carro. Ele e Ana Paula caíram. Ela morreu no local.

    *

    Vanessa Lopes Relva, 28

    Arquivo Pessoal

    30.set
    5h
    Marginal Tietê
    Pedestre

    Vanessa tinha rotina de horários rígidos. Às 20h, quando a maioria das pessoas retornava para casa, ela começava a trabalhar no estacionamento da família na Mooca, zona leste. A jornada só terminava na manhã seguinte.

    Numa das poucas vezes em que não trabalhou em uma sexta-feira, ela foi a um bar. Já que beberia, deixou o carro em casa. Horas depois, quando voltava de carona, ela e os amigos Aline e Raul Fernando foram atropelados, em um recuo da pista expressa da Marginal Tietê.

    Não se sabe ao certo o motivo, mas os três estavam do lado de fora do carro numa área destinada a urgências. A motorista que os atropelou, Talita Sayuri Tamashiro, 28, dirigia com a CNH vencida, havia bebido e teria dito a um policial que usava o celular na hora do acidente. Passou alguns dias presa, mas foi solta pela Justiça.

    *

    Raul Fernando Nantes Antonio, 48

    30.set
    5h
    Marginal Tietê
    Pedestre

    O fisioterapeuta Raul Fernando estava a caminho de casa, após uma noite em festa com um grupo de amigos. Como morava em São Miguel Paulista, no extremo leste de São Paulo, deu carona para duas amigas: Vanessa, que morava na Mooca, e Aline, no Jardim Anália Franco.

    No caminho, o trio parou no recuo da pista expressa da marginal Tietê. No local, os três foram atingidos e mortos por um carro dirigido por Talita Sayuri Tamashiro. Raul era pai de quatro filhos, de 7 a 14 anos, e terminava a reforma de seu novo apartamento, no Tatuapé.

    *

    Aline de Jesus Sousa, 28

    Arquivo Pessoal

    30.set
    5h
    Marginal Tietê
    Pedestre

    Aline nasceu em Carira, no interior de Sergipe. Se mudou para São Paulo aos 17 anos em busca de emprego. Logo conseguiu vaga para trabalhar em uma fábrica, no Jardim Anália Franco, zona leste de SP.

    Ela tinha baixa produção de plaquetas, o que exigia tratamento médico. Muitas vezes, preferia ficar em casa. Ainda assim, nos últimos meses, saía com novos amigos, entre eles Raul e Vanessa. Aline estava com eles quando foi atropelada na marginal Tietê por Talita Sayuri Tamashiro.

    Neste fim de ano, passaria o Natal e Ano Novo com a família e já havia comprado até os presentes. Para a mãe, um aparelho celular.

    *

    Orlam Carvalho de Macedo, 28

    25.out
    01h15
    Marginal Pinheiros
    Pedestre

    Por motivos ainda desconhecidos, Orlam estava no meio da pista local da marginal Pinheiros, de madrugada, quando foi atropelado. Um motorista relatou à polícia ter sentido de repente uma pancada no para-brisa de sua carro. Era Orlam, que morreu no local.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024