• Banco de Dados

    Saturday, 27-Apr-2024 14:26:20 -03

    Na Folha por 12 anos, Zé Marmiteiro contestou de políticos a vendedores

    DO BANCO DE DADOS FOLHA

    14/09/2017 03h00

    Folhapress
    Zé Marmiteiro, personagem criado pelo caricaturista José Nelo Lorenzon
    Zé Marmiteiro, personagem criado pelo caricaturista José Nelo Lorenzon

    O personagem Zé Marmiteiro esteve presente nas páginas da Folha por 12 anos.

    Com jeitão de operário, macacão cheio de remendos, ferramenta no bolso e a inseparável marmita nas mãos, o personagem foi criado pelo cartunista paulista José Nelo Lorenzon em meio à eleição presidencial de 1945, disputada entre o general Eurico Gaspar Dutra e o brigadeiro Eduardo Gomes.

    Assim como o cartunista Belmonte, José Nelo Lorenzon se notabilizou por satirizar os líderes políticos envolvidos na Segunda Guerra Mundial. Com Zé Marmiteiro, conseguiu jogar luz sobre a ambiguidade do discurso político, num período que se assemelha ao atual devido à instabilidade do poder, e traduziu para a linguagem e os anseios populares o que realmente estava sendo proferido.

    Abaixo, você confere a sequência da série iniciada em 6 de setembro de 2017, em que o Banco de Dados Folha apresenta neste mês desenhos de José Nelo Lorenzon feitos para a Folha.

    O AUTOR

    Nascido em 1909, na cidade de Ribeirão Preto (SP), José Nelo Lorenzon concluiu curso na Faculdade de Direito do largo São Francisco em 1932. Lorenzon atuou nas revistas "Acadêmica", "XI de Agosto", "Problemas" e "Roteiro" e suas ilustrações foram utilizadas no jornal da comunidade de Ribeirão Preto, "Terra Vermelha", no período de 1932 a 1937.

    Caricaturista, advogado e professor, Nelo Lorenzon publicou suas charges no "Jornal de S.Paulo", "Diário da Noite". Nas Folhas, o caricaturista trabalhou até 1963. Lorenzon morreu em 7 de abril do mesmo ano, vitimado por um infarto do miocárdio.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024