• Cenários 2017

    Saturday, 27-Apr-2024 07:27:12 -03

    Centenário da Revolução Russa será lembrado com lançamentos de livros

    MAURÍCIO MEIRELES
    COLUNISTA DA FOLHA

    18/12/2016 02h00

    Alexander Zemlianichenko Jr. - 22.mar.2014/Associated press
    Russian Communist party supporters carry a huge former Soviet Union Red flag during a rally in support of Crimea joining Russia near the Red Square in Moscow, Russia, on Saturday, March 22, 2014. Moscow formally sealed Crimea's annexation on Friday, less than a week after a referendum where Crimeans overwhelmingly voted to join Russia. (AP Photo/Alexander Zemlianichenko Jr) ORG XMIT: XAZ101 - NYT; NYTmund
    Membros do Partido Comunista da Rússia carregam bandeira da União Soviética durante ato em Moscou

    No ano que se inicia em breve, a Revolução Russa —que tantas obras já rendeu— volta ao mundo do livro. Chegando a seu centenário, as editoras brasileiras trarão publicações que buscam fazer um balanço do movimento que levou os bolcheviques ao poder.

    Uma das iniciativas de mais fôlego é uma coleção de seis livros escritos até 1927 que a editora 34 prepara com narrativas da revolução, organizada pelo pesquisador Bruno Gomide.

    Gomide também prepara para a Boitempo uma antologia de textos escritos no calor dos acontecimentos, entre 1917 e 1924. São autores do naipe de Isaac Bábel e Vassili Rozánov, entre outros. A mesma editora tem no prelo uma "biografia intelectual" de Lênin, do húngaro Tamás Krausz.

    Já a Companhia das Letras acaba de lançar "O Fim do Homem Soviético", de Svetlana Aleksiévitch, a Nobel de literatura de 2015, mas prepara mais para o ano que vem: o historiador Daniel Aarão Reis organiza uma antologia semelhante à da Boitempo, com texto escritos enquanto a revolução se desenrolava. Traduzidos do russo, a maioria é inédita em português.

    Pela mesma casa, sai "O Túmulo de Lênin", do editor-chefe da revista "The New Yorker", David Remnick, que foi correspondente do jornal "The Washington Post" em Moscou entre 1988 e 1991.

    Com uma crítica mais explícita às influências da revolução bolchevique, a Record tem no prelo "A Maldição de Stálin", de Robert Gellately —-uma visão que tenta mostrar as tramas do ditador para espalhar o socialismo pelo mundo. A casa também prepara uma biografia de Trótski feita por Robert Service.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024