Um fungo que emite luz, uma sanguessuga com dentes gigantes batizada de "T-rex" e uma barata saltadora são alguns dos integrantes da lista com dez novas espécies consideradas mais significativas de 2010.
O Estado de São Paulo representa o Brasil com um pequeno fungo encontrado no interior da Mata Atlântica. Com caules forrados por uma espécie de gel, a espécie emite uma constante e brilhante luz verde-amarelada.
Arizona State University |
Fungo bioluminescente descoberto pela USP possui camada de gel que emite luz verde-amarelada; veja galeria de fotos |
A identificação do Mycena luxaeterna, como foi batizado, aumenta o catálogo de 70 espécies de fungos conhecidos no mundo pela característica bioluminescente.
Escolhida por meio de votos de especialistas do mundo todo, a relação é divulgada anualmente pelo Instituto Internacional para Exploração de Espécies, da Universidade Estadual do Arizona (EUA).
"Nossa melhor estimativa é de que todas as espécies descobertas desde 1758 representam menos do que 20% do total de plantas e animais que habitam a Terra", diz o diretor do instituto, Quentin Wheeler.
Segundo ele, pelo menos 10 milhões ainda precisam ser catalogados, batizados e classificados.
O ranking também inclui fungos que vivem embaixo de superfícies aquáticas congeladas (Psathyrella aquatica) e bactérias (Halomonas titanicae) que se alimentam de ferrugem, localizadas em restos do navio Titanic, que naufragou em 1912.