• Ciência

    Sunday, 19-May-2024 10:48:17 -03

    Arqueólogo britânico Howard Carter é homenageado pelo Google

    DE SÃO PAULO

    09/05/2012 19h19

    Na manhã de 26 de novembro de 1922, após anos de pesquisas, o arqueólogo Howard Carter alcançaria a tumba do faraó Tutancâmon, de 1324 a.C., mudando para sempre a história da egiptologia. O britânico, que, caso estivesse vivo, completaria 138 anos nesta quarta (9), é o homenageado da página de buscas do Google.

    "Passou-se bastante tempo até que eu pudesse enxergar alguma coisa, mas logo pude ver o mais extraordinário conjunto de objetos que eu já tinha visto", registrou, emocionado, em seu diário no dia da descoberta.

    Reprodução
    Página de buscas do Google, que homenageia o arqueólogo britânico Howard Carter (1874-1939)
    Página de buscas do Google, que homenageia o arqueólogo e egiptólogo britânico Howard Carter (1874-1939)

    Seu mecenas e companheiro de escavações, o aristocrata inglês Lord Carnarvon, dizia que Carter trabalhava ao longo do dia e dormia com os morcegos nos túmulos durante a noite.

    Estudioso e conhecedor de vários dialetos árabes, o arqueólogo dedicaria parte de sua vida a gravar e copiar as cenas marcadas nas paredes dos túmulos dos príncipes do Médio Egito, registros fundamentais para entender parte da história da humanidade.

    No mundo da ciência, o Google também já homenageou a polonesa Marie Curie, duas vezes vencedora do Prêmio Nobel, o fisiologista húngaro Albert Szent-Györgyi, que isolou a vitamina C, e o naturalista americano John James Audubon, autor do clássico "Birds of America".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024