• Ciência

    Sunday, 28-Apr-2024 21:59:17 -03

    Rio de Janeiro

    Mau tempo esvazia Caminhada pelo Clima, no Rio

    DO RIO

    21/09/2014 15h14

    A pretensão inicial dos organizadores da Caminhada pelo Clima no Rio, evento que ocorre simultaneamente neste domingo (21) em outras sete metrópoles do mundo, era reunir entre 20 e 50 mil pessoas na orla de Ipanema, zona sul da cidade.

    Mas a chuva fez com que o movimento esvaziasse. Segundo os organizadores havia cerca de 4 mil pessoas. A Polícia Militar calculou em cerca de 300 pessoas.

    Organizada pelos ativistas do Avaaz o evento ocorreu em Nova York, Berlim, Paris, Londres, Bogotá, Melbourne e Vancouver, durante quatro horas, entre outras cidades. "O objetivo é pressionar autoridades a adotarem fontes de energia não poluentes até 2050. No Brasil esse número chega a 80%. Então, 100% é algo viável", disse Michael Mohallem, diretor de campanha do Avaaz.

    De acordo com o Ministério das Minas e Energia, atualmente a participação das fontes renováveis na capacidade de geração elétrica, por exemplo, está em torno de 84%.
    Mohallem disse que convidou todos os candidatos à Presidência da República para a marcha, mas nenhum compareceu.

    A mobilização ocorre dois dias antes do encontro da Cúpula de Líderes pelo Clima, convocada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, que acontecerá em Nova York, na terça-feira (23). A presidente Dilma Rousseff foi convidada. A reunião vai exibir imagens das manifestações pelo clima no mundo durante a reunião.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024