• Ciência

Friday, 03-May-2024 15:48:54 -03

Parte da água da Terra teria sido formada antes do Sistema Solar

DA REUTERS

26/09/2014 02h00

Parte da água encontrada nos oceanos terrestres, em meteoritos e em crateras lunares pode ser mais antiga que o próprio Sistema Solar, sugere um novo estudo. Os resultados do trabalho podem estimular a busca por vida em outros planetas.

Cientistas têm discutido por muito tempo se as moléculas de água do Sistema Solar já existiam no disco de partículas interestelares que o originou ou se elas só foram criadas após o Sol e os planetas já terem se tornado corpos distintos dentro do disco.

O novo estudo, publicado na edição de hoje semana da revista "Science", sugere que a primeira hipótese é plausível, ao menos para parte da água conhecida.

"É admirável que esse gelo tenha resistido por todo o processo de nascimento estelar", disse Lauren Cleeves, autora principal do trabalho.

Cleeves, aluna de doutorado na Universidade de Michigan, estuda como a radioatividade, os raios cósmicos e outros fenômenos de alta energia influenciam os discos de matéria formadores de planeta que circulam jovens estrelas.

A grande sacada veio quando a pesquisadora percebeu que as condições no jovem Sistema Solar não seriam adequadas para a síntese de novas moléculas de água.

"Sem nenhuma síntese de água, o único lugar de onde esse gelo poderia ter surgido era dos ricos gases interestelares, de onde o Sistema Solar foi formado", disse.

Para testar essa hipótese, ela e seus colaboradores fizeram modelos computacionais comparando as proporções de átomos de hidrogênio "leves" com os de sua forma pesada –o deutério–, que vêm se incorporando à água do Sistema Solar ao longo do tempo.

Para chegar às proporções encontradas nas amostras de água de meteoritos, assim como naquelas dos oceanos e de cometas, ao menos alguma da água teria sido formada antes mesmo do nascimento do Sol, concluíram os cientistas.

O processo provavelmente seria o mesmo para outros sistemas estelares, sugerindo que pode haver condições compatíveis com a vida em planetas além da Terra.