• Ciência

    Saturday, 27-Apr-2024 08:44:23 -03

    Hormônio em leite materno manda 'mensagem' ao bebê, diz estudo

    DO "NEW YORK TIMES"

    10/11/2014 02h23

    Quanto mais os cientistas examinam o leite materno, mais descobrem quão complexo ele é.

    Um novo estudo feito com macacos, publicado no periódico "Behavioral Ecology", aponta que um hormônio presente no leite, o cortisol, funciona como um "aviso" quanto à quantidade de energia que o leite poderá oferecer.

    Katie Hinde, bióloga comportamental de Harvard e principal autora da nova pesquisa, e seus colegas analisaram 108 macacas rhesus que amamentavam sua prole.

    Os pesquisadores coletaram amostras do leite para medir quanta energia ele fornecia e a quantidade de cortisol que continha.

    O nível de cortisol no leite variava entre as macacas segundo o número de filhotes que elas já tinham tido. Mães de primeira viagem produziam leite com mais cortisol.

    Ed Jones/AFP
    Filhote de macaco rhesus em Honk Kong
    Filhote de macaco rhesus em Honk Kong

    Segundo Hinde, quando as macacas começam a ter filhotes, elas não conseguem armazenar muita energia no leite. Suas glândulas mamárias ainda estão subdesenvolvidas e não conseguem fabricar o leite de forma eficiente.

    A autora sugere que o alto nível de cortisol manda a mensagem de que os bebês não devem esperar muito leite ou energia. Filhotes alimentados com leite rico em cortisol desenvolvem um temperamento nervoso, concentrando sua energia limitada em ganhar peso. Como resultado, crescem mais rapidamente, apesar da pouca energia que receberam de suas mães inexperientes.

    O cortisol no leite materno também pode influenciar o desenvolvimento de humanos. Um estudo de 2013 mostrou que bebês que consumiam leite materno com níveis altos de cortisol tendem a ser mais medrosos.

    Decifrar os sinais que os bebês detectam no leite materno pode ajudar um dia a mudar as fórmulas infantis. Por enquanto, fabricantes tentam apenas replicar os nutrientes e até os micróbios do leite materno.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024