• Ciência

    Sunday, 05-May-2024 03:11:06 -03

    Camiseta faz cientista de sonda que foi a cometa ser acusado de machismo

    DE SÃO PAULO

    21/11/2014 02h00

    Um cientista britânico envolvido na pouso da sonda Rosetta, na semana passada, passou a sofrer críticas por conta da camiseta que vestia na transmissão da Agência Espacial Europeia (ESA).

    A camiseta de Matt Taylor tinha uma colagem de imagens de mulheres pin-up, em poses e roupas sensuais.

    "Uma pequena camiseta para um homem, uma enorme fato para o sexismo", disse a professora universitária Jennifer Hoffman no Twitter. A camiseta explicaria por que há poucas mulheres na pesquisa espacial, que seria um ambiente hostil para elas.

    A jornalista Rose Eveleth escreveu, também no Twitter, "obrigada por arruinar o pouso para mim, imbecil".

    Até o prefeito de Londres, Boris Johnson, entrou na briga. Ele escreveu em defesa de Taylor, "bombardeado na internet por uma nuvem de ódio, orquestrada por grupos politicamente corretos".

    Na "Time", a jornalista Cathy Young disse que "isso mostra como o feminismo virou uma caricatura: a Irmandade das Eternas Ofendidas, interessadas em atacar os homens, não em celebrar conquistas femininas".

    Taylor acabou pedindo desculpas. A camiseta foi presente de aniversário de Elly Prizeman, amiga artista que fez a peça. "Nunca achei que Matt usaria o presente num dia tão especial, o que me comoveu", escreveu ela. "Não há nenhum significado por trás da peça. Só comprei o material e fiz."

    Ela contou estar recebendo e-mails em massa de interessados em camisetas iguais.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024