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    Com 'caminhonetona', brasileiros fazem viagem inédita à Antártida

    MATEUS LUIZ DE SOUZA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    22/01/2015 02h03

    Divulgação
    Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul fazem travessia inedita da Antartida. Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Pesquisadores brasileiros em frente o módulo Criosfera 1, que envia dados atmosféricos para análise

    Com uma caminhonete turbinada, quatro pesquisadores completaram na última sexta a primeira expedição no interior da Antártida totalmente planejada e executada por brasileiros. Eles estão agora no acampamento-base, esperando condições meteorológicas para voar de volta.

    O objetivo era coletar dados para medir a ação do homem na atmosfera nos últimos 50 anos e preparar a instalação de uma nova estação avançada de pesquisa.

    Mais da metade dos 1.400 km percorridos não tinha registro da presença humana. A equipe estudou imagens de satélite para saber se era possível atravessar o trecho. Era alto o risco de fendas capazes de engolir carros inteiros.

    William Mur/Editoria de Arte/Folhapress
    Caminhonete Antártida

    A expedição demorou 11 dias, contra uma previsão de 19. As condições meteorológicas foram muito favoráveis.

    Bom, "favoráveis" entre aspas. "Para um glaciologista, -15ºC é uma sensação agradável", explica Jefferson Simões, 56, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), líder da travessia. A média para esta época do ano costuma ser de -25ºC.

    Além disso, o pesquisador conseguiu, pela primeira vez em 22 anos de Antártida (foi sua 18ª viagem), trabalhar quinze dias seguidos sem tempestades. "O único imprevisto foi que deu tudo certo."

    As viagens estão ficando mais fáceis em função de uma novidade: pela primeira vez, os brasileiros utilizaram caminhonetes Hilux adaptadas ao gelo. No caso, foram duas.

    Antes, a travessia era feita com tratores pesados, puxando containers, com velocidade entre 10 km/h e 15 km/h.

    Países com programas de pesquisa maiores ainda usam os tratores, pois podem instalar dormitórios e banheiros, em vez de barracas, e é possível levar mais carga e gente.

    As Hilux, porém, em trechos com condições boas, conseguem atingir até 70 km/h –em termos polares, quase um carro de Fórmula 1.

    Além do Brasil, Ucrânia, Suécia, Índia e África do Sul também estão usando as caminhonetes. Quem as aluga é uma empresa americana, que oferece ainda motoristas com conhecimento avançado de mecânica (chamar um guincho é meio difícil no local...) e tem também clientes como alpinistas, esquiadores e aventureiros abastados em geral.

    PESQUISA

    Um dos principais objetivos era pegar os ditos "testemunhos de gelo". São cilindros que têm entre cinco e dez centímetros de diâmetro e vários metros de comprimento, retirados verticalmente do chão.

    Eles são importantes porque a neve que cai na Antártida vai virando gelo e se acumulando em camadas horizontais. Quanto mais para baixo, mais antiga a camada.

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    Pesquisador em trincheira, cavada na neve da Antártida, coleta 'testemunho de gelo' do solo
    Pesquisador em trincheira, cavada na neve da Antártida, coleta 'testemunho de gelo' do solo

    O ponto é que a neve carrega diversas impurezas, como o CO2 e o metano, que ficam retidos nessas camadas, preservando, assim, a composição da atmosfera de determinado período. Estudar o gelo, portanto, é acessar uma "máquina do tempo" atmosférica.

    Para recolher as amostras, são feitas trincheiras de dois metros de profundidade. Assim, escapa-se do gelado vento antártico, que torna sofrido o trabalho. É preciso fazer esforço, mas sem suar: o líquido pode congelar no corpo.

    A missão recolheu 110 metros de testemunhos de gelo, além de dezenas de amostras superficiais, que irão em câmaras frigoríficas até os EUA e o Brasil, para análise.

    Além disso, os cientistas prepararam o Criosfera 2 –módulo autossuficiente que, como o Criosfera 1, enviará dados como temperatura, umidade e depósito de neve do interior do continente. A região do Monte Johns foi escolhida para abrigá-lo. "É lá que as geleiras derretem mais rápido", diz o climatologista Francisco Aquino, o "Chico Geleira", responsável pela instalação da base no próximo verão.

    A viagem custou R$ 500 mil, pagos pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). Seu êxito ajuda a pesquisa antártica brasileira a se fortalecer novamente –em 2012, houve um incêndio na estação do país no continente, ainda não reconstruída.

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