• Ciência

    Saturday, 04-May-2024 03:02:44 -03

    Richard Dawkins fica com olho roxo após queda em aeroporto de SP

    DE SÃO PAULO

    30/05/2015 11h05

    O zoólogo Richard Dawkins, 74, acordou na sexta-feira (29) com o olho esquerdo roxo e um curativo na cabeça. A cena era resultado do tombo que levou quando se preparava para deixar São Paulo, onde participou de um evento nesta semana, rumo a Los Angeles, nos EUA.

    Os efeitos da queda foram divulgados pelo próprio Dawkins numa rede social, nesta sexta (29). Na imagem, ele relata ter sofrido o acidente a caminho do avião. Caiu e quebrou os óculos, que ele acredita serem os responsáveis pelos cortes no rosto.

    Em um tom bem-humorado, o inglês contou detalhadamente o episódio em um carta publicada no site da fundação que leva o seu nome. O título do texto: "Carta do Brasil, parte 2- Entrando numa briga com um criacionista?".

    Na quarta (27), ao ser questionado se era ateu, o autor do livro "O Gene Egoísta" respondeu que numa escala de 1 (totalmente crente) a 7 (totalmente ateu) estaria em 6, pois não seria possível a um cientista sério provar que algo não existe. Para ele, Deus ocupa a mesma categoria de fadas, goblins ou o Monstro de Espaguete Voador.

    Segundo ele, no momento em que caiu, "infelizmente" havia um médico a sua frente. "Ele olhou e disse que eu precisava de alguns pontos. A partir daquele momento, meu destino estava selado."

    Dawkins insistia estar bem. Queria entrar no avião e seguir viagem. Tudo em vão. "Enfaixaram minha cabeça como a do Basil Fawlty no episódio 'Não mencione a guerra', me colocaram numa cadeira de rodas —embora eu pudesse andar perfeitamente— e me levaram para uma sala." Fawlty é o personagem de John Cleese na comédia britânica "Fawlty Towers".

    Mais tarde, Dawkins se surpreendeu por ter sido atendido tão rapidamente no hospital —não menciona qual. "Pela experiência britânica eu estava preparado para enfrentar longas horas de espera." Inicialmente, segundo o zoólogo, nenhuma enfermeira soube falar em inglês com ele, que se desculpou por não falar português. Sentiu-se um alienígena. Em seguida, o médico que o atendeu falava inglês.

    "As injeções de anestesia doeram, mas funcionaram. Os pontos não doeram nada", observou o inglês. "Ficarei com cicatrizes."

    Reprodução/Instagram
    Richard Dawkins publica resultado de tombo em aeroporto
    Richard Dawkins publica resultado de tombo em aeroporto

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024