• Ciência

    Thursday, 02-May-2024 18:04:28 -03

    Flor-cadáver desabrocha e atrai milhares de visitantes nos EUA

    DO "NEW YORK TIMES"

    22/08/2015 16h01

    Theo Stroomer/The New York Times
    Flor-cadáver é rodeada de visitantes no Jardim Botânico de Denver
    Flor-cadáver é rodeada de visitantes no Jardim Botânico de Denver

    Por anos a cidade de Denver, nos EUA, aguardou pelo desabrochar de uma planta verde e roxa que se abre por apenas 48 horas e exala um perfume que os botânicos costumam classificar como carne apodrecida.

    Ao mesmo tempo que o propósito evolutivo do aroma é atrair insetos polinizadores que normalmente se alimentariam de animais mortos, o mesmo cheiro atraiu mais de 12 mil visitantes ao Jardim Botânico da cidade, que esperaram em fila para ver a atração fedorenta.

    A atmosfera local era um misto de ansiedade em ver o espetáculo botânico e a ânsia de vômito provocada pelo aroma peculiar.

    "É como se o circo estivesse na cidade", diz Alan Walker, 65, no meio de um grande empurra-empurra de pais e filhos na entrada dos Jardins, na quarta (19). Ele contou que, mesmo sendo um amante de plantas, achou estranho que "todas essas pessoas formariam fila para algo que cheira como uma combinação de queijo limburger e meias após o exercício".

    Dentro dos jardins, a estrela do dia estava dentro de uma estufa e sua espádice (tipo de espiga pontiaguda no centro da planta) empurra a folha para cima, fazendo a inflorescência se abrir e exibir sua cor amarronzada. Os funcionários do jardim estenderam um tapete vermelho, e famílias se revezavam para tirar fotos com a planta.

    A flor-cadáver, conhecida formalmente como titã arum, é nativa de florestas tropicais da ilha de Sumatra, mas costuma ser cultivada em jardins botânicos. Exigente, a planta demora de 8 a 20 anos até desabrochar. Após isso, ela continua a desabrochar. Sem uma frequência bem definida, porém. O nome científico dela é Amorphophallus titanum.

    As 12 mil pessoas presentes fizeram parte do que foi o recorde de público do jardim.

    Theo Stroomer/The New York Times
    Garota sente "perfume" da flor-cadáver por meio de um passagem de ar
    Garota sente "perfume" da flor-cadáver por meio de uma passagem de ar
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024