As três bacias hidrográficas mais ricas em biodiversidade no planeta estão ameaçadas por um mesmo "inimigo" comum: a construção de usinas hidrelétricas.
A análise é de um grupo de cientistas de países como Brasil, EUA, Alemanha, Canadá e Camboja. Está na revista científica "Science" desta semana, em uma seção que traz debates de cientistas sobre temas atuais.
De acordo com os cientistas, um terço dos peixes de água doce do mundo vive nas bacias hidrográficas da Amazônia, do Congo (África) e de Mekong (no sudeste asiático). Esses animais convivem com a construção de usinas, de represas e de barragens para a produção de energia elétrica.
Continuar lendo
Os peixes não reconhecem o fluxo de água que vem das escadas de piracema; eles só reconhecem o fluxo principal na saída das turbinas, e acabam parados alí. Do contrário, o desequilibrio ecológico é grande, com o crescimento da população de jacarés que moram nessas escadas e se alimentam facilmente dos peixes que as sobem. Talvez, uma solução pode o uso de turbinas hidrocinéticas. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010115040519#.Vo-e259TvqA