• Ciência

    Thursday, 28-Mar-2024 05:29:45 -03

    Além de carnes de caça, homem pré-histórico comia tartarugas

    DA AFP

    03/02/2016 08h30

    Os homens pré-históricos comiam tartarugas, além de seu regime alimentar conhecido até agora, composto por vegetais e carne de caça, afirmou nesta terça-feira (2) a Universidade de Tel Aviv a partir de suas pesquisas numa caverna em Israel.

    Estes répteis foram consumidos regularmente há 400 mil anos, como deduzido pelas carapaças encontradas na caverna de Qessem, cerca de 10 quilômetros a leste de Tel Aviv, explicou um dos coautores do estudo, Avi Gopher.

    Esses animais já eram consumidos na época do Pleistoceno, que precedeu o Paleolítico, mas a novidade em Qessem é que "esses vestígios encontrados indicam que eles foram preparados e cozinhados", explicou Gopher. "Isso nos dá uma ideia muito precisa dos métodos usados ​​pelos homens para cozinhar as tartarugas", contou.

    Os resultados indicam, na sua opinião, uma possível divisão do trabalho: "É provável que as crianças e os idosos pegassem as tartarugas, uma presa fácil, enquanto os adultos caçavam animais mais difíceis de capturar". Isso "adiciona uma dimensão humana rica, uma maior profundidade culinária e cultural, sobre o que já sabemos desses homens", afirma Gopher.

    Os resultados do estudo, realizado por arqueólogos israelenses, espanhóis e alemães, foram publicados no "Quaternary Science Reviews", uma revista especializada em pré-história.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024