• Ciência

    Sunday, 28-Apr-2024 01:48:32 -03

    Turbinagem de célula de defesa cura doença autoimune em roedores

    BRUNA QUEIROZ
    PRISCILA BELLINI
    DA EDITORIA DE TREINAMENTO

    11/07/2016 02h00

    sxc.hu

    Uma nova técnica de turbinagem de células fora do organismo pode ser a cura de doenças autoimunes, condição em que o organismo é atacado pelo próprio sistema imunológico.

    A novidade está em um estudo realizado na Universidade da Pensilvânia (EUA) e publicado recentemente pela revista científica "Science".

    Nas doenças autoimunes, as células de defesa passam a reconhecer componentes do próprio organismo como patógenos e atacá-los. Os tratamentos atuais requerem supressão de toda a imunidade, deixando o organismo suscetível a infecções.

    O estudo foi baseado em uma doença chamada pênfigo vulgar, que causa bolhas na pele e nas mucosas (como boca e garganta), e que pode levar à morte. No Brasil, existe um tipo de pênfigo, conhecido como "fogo selvagem".

    Os pênfigos são doenças causadas pela alteração de um subgrupo de linfócitos B que, durante a condição, produzem anticorpos contra uma proteína que funciona como "cola", a desmogleína. A consequência é o descolamento de porções da pele, fazendo com que apareçam as bolhas.

    Com a nova técnica proposta, os pesquisadores reprogramam um grupo de linfócitos T para que eles reconheçam e eliminem especificamente as células B anormais. Dessa forma, o sistema imunológico passa a corrigir suas próprias falhas.

    CACHORROS

    O tratamento para pacientes com doenças autoimunes ainda deve demorar para ser aplicado na prática. No estudo, a técnica foi testada apenas em camundongos.

    "Nossa próxima meta é usar essa tecnologia para curar o pênfigo em cachorros", diz uma das autoras da pesquisa, Aimee Payne. Poucos animais, além dos humanos, desenvolvem a doença.

    "Se nós pudermos tratar e potencialmente curar esses cães, será um importante avanço na medicina veterinária, e também irá encorajar médicos e pacientes a fazerem testes clínicos dessa promissora técnica", afirma.

    Payne diz que, caso a tecnologia se mostre eficaz, poderá ser utilizada como tratamento para qualquer doença autoimune mediada por anticorpos. Ela cita como exemplos a miastenia grave (fadiga acelerada nos músculos) e a neuromielite óptica (inflamação do nervo óptico).

    O mecanismo de "turbinagem" se assemelha à uma novas propostas de tratamento de câncer, principalmente do sangue, como mostrou reportagem da Folha.

    BRUNA QUEIROZ e PRISCILA BELLINI são trainees do 4º Programa de Treinamento em Ciência e Saúde da Folha.

    -

    Infográfico

    Conheça a técnica de recauchutagem celular para casos de câncer

    Editoria de arte/Folhapress
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024