• Ciência

Tuesday, 07-May-2024 08:46:50 -03

Grandes terremotos estariam ligados à força gravitacional, mostra estudo

DA AFP

13/09/2016 08h05

A mesma força gravitacional que gera marés altas quando a lua e o sol se alinham também pode ajudar a desencadear grandes terremotos, de acordo com um estudo divulgado nesta segunda-feira (12) pela revista científica "Nature Geoscience".

Compreender melhor este mecanismo pode ajudar a prever quando as falhas geológicas conhecidas são mais propensas a produzir terremotos mortais, disseram os pesquisadores. "Grandes terremotos são mais prováveis ​​durante períodos de estresse elevado das marés", concluíram os cientistas.

Quando a força da gravidade é mais forte, acrescentaram, "aumenta a probabilidade de uma pequena falha de rocha expandir para uma ruptura gigantesca".

Durante séculos após a descoberta de que as forças solares e lunares afetam as marés dos oceanos, cientistas especularam se elas também fazem a crosta terrestre ceder e quebrar. Mas só recentemente pesquisas estatísticas começaram a estabelecer uma ligação firme entre alinhamentos planetários e tremores de terra.

Satoshi Ide, professor da Universidade de Tóquio, e colegas concentraram a pesquisa em grandes tremores de terra –de magnitude 5,5 ou superior– em todo o mundo ao longo das duas últimas décadas. A equipe reconstruiu o tamanho da força gravitacional nas duas semanas anteriores a cada tremor.

Eles não encontraram nenhuma correlação clara com tremores menores. Muitos dos terremotos maiores, no entanto, ocorreram durante períodos em que a força gravitacional da lua e do sol estavam particularmente fortes. Entre eles, está o terremoto de 26 de dezembro de 2004 em Sumatra, que devastou uma grande faixa da ilha e causou um tsunami mortal em direção ao sul e ao sudeste da Ásia. Cerca de 220 mil pessoas morreram.

A mesma associação foi encontrada em dois outros grandes sismos, o tremor de 2010 perto de Maule, no Chile, e o terremoto de 9 graus de magnitude ao largo da costa da ilha de Honshu do Japão em 2011, que deixou cerca de 19 mil mortos e afetou a usina nuclear de Fukushima.

Como exatamente grandes terremotos começam e evoluem ainda é pouco compreendido. Uma teoria sugere que todos os tremores começam com uma pequena fratura e evoluem até rupturas de grande escala. Se isso for verdade, então o novo estudo sugere que a probabilidade de isso acontecer aumenta no período logo após a lua nova ou cheia.

As descobertas "podem ser usadas ​​para melhorar a previsão probabilística de terremotos, especialmente para terremotos extremamente grandes", concluíram Ide e seus colegas.