• Ciência

    Sunday, 28-Apr-2024 09:04:13 -03

    Cirurgia de 27 horas separa irmãos siameses nos EUA

    DE SÃO PAULO

    15/10/2016 02h01

    Após 27 horas de cirurgia, os irmãos gêmeos Anias e Jadon McDonald começaram uma nova vida, separados. Eles nasceram há 13 meses nos EUA unidos pela cabeça.

    A cirurgia começou na quinta de manhã e terminou só na sexta no Centro Médico Montefiore no Bronx, em Nova York. Só a operação para separá-los durou 16 horas –o restante foi para reconstruir os crânios dos dois, de acordo com a rede de TV americana CNN, que acompanhou o caso com exclusividade.

    Reprodução/Facebook/Nicole McDonald
    Jadon e Anias McDonald passaram por uma cirurgia de separação
    Jadon e Anias McDonald passaram por uma cirurgia de separação

    A operação foi conduzida por James Goodrich, considerado um dos maiores especialistas nesse tipo de cirurgia. Esse foi seu sétimo e mais longo procedimento –e apenas a 59ª separação de crânio no mundo desde 1952.

    Não é também a primeira cirurgia dos meninos –eles já haviam passado por três outras operações, cada uma resultando em cérebros cada vez mais separados. O estágio final, porém, é o que traz mais riscos de morte ou danos cerebrais em um ou em ambos pacientes. Não operá-los, porém, também implica riscos: 80% dos bebês unidos pela cabeça morrem de complicações médicas até os dois anos se não forem separados, segundo o estudo.

    A mãe, Nicole McDonald, passou o dia postando atualizações, em sua página no Facebook, sobre a cirurgia e o estado de saúde dos bebês.

    "Finalmente reunidos. Como é surreal. Eu agora percebo que sempre vi vocês como dois bebês separados porque ver vocês assim não é nada diferente pra mim (...) Agora é hora de começar um novo capítulo das nossas vidas", ela escreveu no fim da tarde desta sexta (16), ao publicar uma foto dos bebês, cada um em uma cama do hospital.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024