• Ciência

    Friday, 03-May-2024 06:26:09 -03

    Dia do Jornalismo de Impacto

    Iniciativa mundial publica histórias com respostas para desafios mundiais

    DE SÃO PAULO

    24/06/2017 02h00

    Reprodução
    É o quinto ano do projeto
    É o quinto ano do projeto

    Neste sábado (24), Dia do Jornalismo de Impacto, 50 jornais de mais 40 países, entre eles a Folha, publicam e compartilham histórias que propõem soluções para desafios em áreas como ambiente, saúde e educação.

    É o quinto ano do projeto. Ao todo, foram produzidas 60 reportagens por jornais como o argentino "La Nación", o francês "Le Figaro" e o espanhol "El País".

    Alguns dos objetivos da iniciativa, organizada pela Sparknews –comunidade internacional de jornalistas e empreendedores sociais–, são dar visibilidade a iniciativas positivas e inspirar as pessoas a apoiar ações por um mundo mais inclusivo e sustentável.

    "Para além do fluxo de notícias negativas, há histórias de esperança e soluções concretas. Histórias que valem a pena serem lidas e espalhadas não apenas para reequilibrar nossa visão do mundo, mas também para ajudar a replicar estas soluções", escreveu Christian de Boisredor, fundador da Sparknews em editorial.

    Leia texto completo de Boisredor abaixo:

    "Hoje, no Dia do Jornalismo de Impacto, 50 jornais unem forças para destacar histórias que mudaram o mundo.

    Além do fluxo constante de notícias negativas, existem muitas histórias de esperança e soluções concretas. Histórias de agentes de mudança com ideias inovadoras, que abordam alguns dos problemas mais urgentes do mundo com a intenção de mudar as vidas de milhões de pessoas para melhor. Histórias que valem a pena serem lidas e espalhadas, não apenas para reequilibrar nossa visão do mundo, mas também para ajudar a replicar estas soluções existentes por todo o globo.

    Os meios de comunicação podem desempenhar um papel crucial ao contar as histórias individuais por trás desse movimento global. Este é o motivo pelo qual, nos últimos cinco anos, o Sparknews tem convidado jornais para participarem do Dia do Jornalismo de Impacto, aproveitando o poder do jornalismo colaborativo para trazer à tona histórias de mudança. Todos os anos, estes jornais exploram e publicam uma série de soluções inovadoras em suplementos especiais no mesmo dia, atingindo 120 milhões de pessoas em todo mundo em mídia digital e impressa. Muitas publicações perceberam o impacto destes artigos, e, agora, incorporam mais histórias orientadas para soluções em sua cobertura diária do mundo.

    Para a quinta edição do Dia do Jornalismo de Impacto, os meios de comunicação são acompanhados de organizações que acreditam que espalhar estas histórias é o primeiro passo em direção à mudança. Estas organizações incluem as Nações Unidas e também a One Young World, que anualmente reúne 1500 jovens líderes dos setores social e corporativo, que estão envolvidos com inovações positivas. Uma grande comunidade de personalidades conhecidas e cidadãos comuns também juntaram-se ao coro ao assinarem um manifesto para mostrar que todos - governos, o setor privado, sociedade civil, ONGs e pessoas comuns - podem agir por um futuro melhor. Você também pode ser parte deste movimento de transformação.

    Descubra exemplos que trouxeram respostas de sucesso para desafios como acesso à saúde, acesso à água, educação de qualidade, emprego decente e energia limpa. Todos servem como exemplo real do poder das iniciativas individuais ou em grupo para ajudar a atingir os Novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir prosperidade e saúde para todos.

    Esperamos que você aprecie a leitura e que se torne parte da solução. Assine o manifesto (sharestoriesofchange.org) e compartilhe as histórias que mais lhe impressionam no Facebook e Twitter (#ImpactJournalism, #StoryOfChange, @Sparknews, @Folha)."

    "[]":http://impactjournalismday.com/partners/
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024