• Ciência

    Friday, 19-Apr-2024 21:03:09 -03

    Edição de DNA em embriões humanos feita nos EUA é confirmada por revista

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
    DE SÃO PAULO

    02/08/2017 14h29

    Reprodução
    Crispr, técnica de edição do DNA que promete mudar o mundo
    Crispr, técnica de edição do DNA que promete mudar o mundo

    Pesquisadores dos Estados Unidos conseguiram modificar genes defeituosos em embriões humanos, pela primeira vez no país, utilizando a revolucionária técnica de edição genética Crispr.

    A realização do feito foi publicada nesta quarta-feira (2) na revista científica "Nature". No final da semana passada, a informação já havia sido adiantada pela revista "MIT Technology Review".

    Os cientistas da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, nos Estados Unidos, junto a colegas chineses e sul-coreanos, utilizaram Crispr para modificar o genoma de um embrião humano, evitando uma mutação hereditária que implicaria problemas cardíacos futuros.

    Crispr

    "A eficiência, precisão e segurança demonstradas indicam que há potencial, a partir de diagnósticos genéticos, para uso da técnica para correção, em embriões humanos, de mutações hereditárias", afirmam os autores da pesquisa.

    Os pesquisadores, contudo, dizem que ainda há muito a ser avaliado antes de aplicações clínicas do procedimento. É necessário, por exemplo, analisar a reprodutibilidade da técnica no caso de outras mutações.

    Em 2015, pesquisadores chineses foram os primeiros a modificar os genes de um embrião. Os resultados também foram publicados na revista "Nature".

    CRISPR

    A técnica Crispr-Cas9, mecanismo descoberto em bactérias, representa um imenso potencial na medicina genética, permitindo modificar os genes de forma rápida e eficiente.

    O mecanismo de edição gênica é uma espécie de tesoura molecular que pode, de maneira muito precisa, eliminar as partes não desejadas do genoma para substituí-las por novos fragmentos de DNA.

    Se esta técnica é capaz de corrigir os genes defeituosos responsáveis por doenças, também poderia, teoricamente, produzir bebês com características físicas determinadas (cor dos olhos, força muscular) e mais inteligentes, o que apresenta importantes problemas éticos.

    Em dezembro de 2015, um grupo internacional de cientistas e especialistas em ética convocados pela Academia Nacional de Ciências americana (NAS) em Washington considerou que seria "irresponsável" utilizar a tecnologia Crispr para modificar o embrião com fins terapêuticos até que as questões legais, de segurança e de ética não fossem resolvidas.

    Mas em março de 2017, a NAS e a Academia de Medicina americana consideraram que os avanços realizados na técnica de edição genética das células humanas de reprodução "abrem possibilidades realistas que merecem sérias considerações ".

    A premissa de avaliar a eficácia da técnica sobre os embriões humanos também é apoiada na França pela Sociedade de Genética Humana e pela Sociedade de Terapia Celular e Gênica.

    O Reino Unido, por outro lado, já validou projetos de pesquisa que utilizam essa técnica.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024