• Ciência

    Friday, 29-Mar-2024 07:32:37 -03

    Aranhazinha recebe nome em homenagem a Bernie Sanders

    DE SÃO PAULO

    26/09/2017 20h58

    Divulgação
    Aranha do gênero _Spintharus_, cujos nomes das espécies homenageiam famosos
    Aranha do gênero Spintharus, cujos nomes das espécies homenageiam famosos

    O fantástico mundo dos artrópodes possui membros com nomes bastante curiosos, como a mariposa Neopalpa donaldtrumpi (que tem uma espécie de topete que lembra o homenageado) e a aranha Heteropoda davidbowie, que homenageia o artista morto em 2016.

    O mais novo membro do grupo é a aranhazinha Spintharus berniesandersi, que recebe o nome de Bernie Sanders, que foi pré-candidato à presidência dos EUA pelo partido democrata.

    O mesmo gênero foi usado para homenagear outros famosos –Spintharus barackobamai, S. michelleobamaae, S. davidbowiei (sim, de novo) e S. leonardodicaprioi.

    E os "culpados" por esses batismos são os estudantes do grupo de pesquisa comandado por Ingi Agnarsson, da Universidade de Vermont (EUA).

    "Queríamos honrar tanto pessoas que lutaram pelos direitos humanos quanto aquelas que alertaram sobre as mudanças climáticas –líderes e artistas que propuseram boas iniciativas para um mundo melhor", disse Agnarsson.

    Cada aluno que trabalhou na descrição das espécies caribenhas pode palpitar na escolha dos nomes.

    Depois de Leonardo DiCaprio ganhar sua espécie, finalmente Bernie Sanders teve chance. E a decisão foi unânime, contam os cientistas.

    "Todos nós temos um grande respeito por Bernie. Ele emana um sentimento de esperança", disse, em um comunicado à imprensa, a pesquisadora Lily Sargeant, que trabalhou no projeto.

    A estratégia de batizar uma espécie com um nome famoso também é usada pelos cientistas como uma forma de as pesquisas ganharem visibilidade. Em 2012, um gênero de samambaia foi nomeado Gaga, por causa da Lady.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024