• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 18:08:03 -03
    Adriana Gomes

    Tempos voláteis

    20/01/2013 03h00

    Muita gente pensa que gerenciar a carreira implica procurar emprego. Errado! A gestão da carreira exige investimentos constantes em formação, reciclagem, relacionamento e visibilidade.

    Estamos em um momento em que não dá para descuidar da gestão da carreira, pois há uma crise lá fora e a história nos mostra que esses períodos são cíclicos. Hoje estamos vivendo, segundo alguns especialistas, o "pleno emprego", mas quanto tempo essa maré boa vai durar?

    Justamente quando os tempos são bons é necessário investir no desenvolvimento e na manutenção dos relacionamentos: manter contato com ex-colegas de trabalho e de faculdade e com ex-superiores, assim como frequentar ambientes que possam ampliar conhecimentos --feiras, eventos, associações, palestras --em áreas que sejam promissoras.

    Deixe pessoas estratégicas, como gestores e diretores, saberem dos seus novos investimentos em educação. Pode ser pós-graduação, especialização ou mesmo um curso de idiomas. O importante é não ficar parado.

    Estabeleça um plano de ação. Não espere a empresa oferecer um programa: antecipe-se e leve seus planos ao seu gestor. Se conseguir apoio da empresa, ótimo. Caso contrário, tome a iniciativa.

    Profissionais bem qualificados --ou seja, com boa formação e sólidos conhecimentos do mercado em que atuam-- e que são bem relacionados têm muito mais chances de se dar bem no caso de uma reviravolta no mercado. Não é promessa, nem ameaça, mas, sim, uma questão de planejamento.

    adriana gomes

    Escreveu até junho de 2016

    Mestre em psicologia, coordena o Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024