• Colunistas

    Thursday, 09-May-2024 05:24:46 -03
    Adriana Gomes

    Conheça-te

    DE SÃO PAULO

    17/02/2013 03h00

    Não se acostume com situações que não são satisfatórias. Essa acomodação pode roubar a energia necessária para fazer as mudanças de que sua carreira precisa. Como as pessoas passam mais tempo dedicando-se à relação profissional do que a qualquer outra, se a carreira não vai bem a qualidade de vida se deteriora.

    Acompanho diariamente o sofrimento de quem não tem uma atividade profissional alinhada com seus valores pessoais. Levando-se em conta que o momento é oportuno -afinal, para muitos brasileiros o ano só começa agora, depois do Carnaval-, elaborei oito perguntas para que você possa fazer um balanço da sua vida profissional. A partir desse questionamento, trace seu plano de ação para fazer as mudanças necessárias.

    Ao responder sim ou não para as perguntas, procure identificar os porquês.

    São essas as questões: "gosto do que faço?"; "estou satisfeito com o ambiente corporativo e com as pessoas que trabalham comigo?"; "meu trabalho tem significado para mim?"; "sou valorizado pelos meus colegas e superiores?"; "sinto-me motivado quando tenho que ir para a empresa?"; "minha remuneração é compatível com minhas tarefas?"; "sinto-me desafiado?" e "quais aspetos mais valorizo no meu trabalho atual ou no último emprego que tive?"

    A resposta sincera a esse pequeno questionário pode ajudar a identificar pontos de conflito na relação de trabalho. A partir daí, é importante analisar o que você pode fazer para mudar essa situação. Mãos à obra, e feliz 2013.

    adriana gomes

    Escreveu até junho de 2016

    Mestre em psicologia, coordena o Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024