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    Adriana Gomes

    Por que contratar você?

    DE SÃO PAULO

    19/01/2014 03h14

    Com o ano começando, a retomada dos processos seletivos faz com que a expectativa de um novo emprego, com mais desafios e salário melhor, seja possível.

    Mas por que você deve ser contratado? O que a empresa ganha escolhendo você?

    Muitas companhias (nem todas, é verdade) sabem o que estão buscando dos seus funcionários.

    Mas tão importante quanto a corporação saber o que quer (quais são as qualificações e competências exigidas do profissional), é o candidato à vaga ter essa resposta –saber expressar de modo objetivo de que modo poderá ser útil.

    É muito diferente escolher uma empresa para trabalhar do que ser escolhido para atuar em algum lugar.

    A segunda opção nem sempre é a melhor. Pesquisar a empresa e conversar com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá ajuda muito.

    Não fique preso aos estereótipos e à imagem institucional. Busque informações sobre o negócio, leia sobre o segmento e entenda as necessidades da área em que pretende atuar.

    Na hora da entrevista, saber valorizar as suas melhores qualificações e ressaltar resultados obtidos em empregos anteriores pode significar que você é capaz de fazer o mesmo no novo cargo.

    Na entrevista, faça perguntas para explorar as dificuldades e problemas que a companhia possa estar enfrentando –geralmente, eles não são muito diferentes dos outros locais por onde você passou.

    Saber identificá-los pode colocá-lo em vantagem. Isso exigirá boa capacidade de análise e de síntese para demonstrar que seus conhecimentos e experiências poderão ser úteis.

    Uma vez que você entenda as necessidades da empresa, seja bastante objetivo na descrição de experiências semelhantes, exponha os resultados obtidos e, caso não tenha a experiência necessária, demonstre vontade para aprender.

    Pergunte sobre as pretensões em relação ao candidato que ocupará a vaga, se há novos projetos e quais são. A entrevista é uma via de mão dupla e não um interrogatório.

    Você deve ser agente ativo nessa situação. Demonstre segurança em suas respostas e vontade de contribuir com os negócios da empresa.

    adriana gomes

    Escreveu até junho de 2016

    Mestre em psicologia, coordena o Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM.

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