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    Adriana Gomes

    A arte do conflito

    DE SÃO PAULO

    16/03/2014 03h00

    Pense em um mundo sem conflitos. Isso não existe! Eles fazem parte das relações humanas e surgirão sempre que houver objetivos e interesses divergentes. O ambiente profissional, sem dúvidas, reúne condições excelentes para que essas situações aconteçam, pois as pessoas pensam de modo diferente, possuem crenças e valores diversos, percebem situações e reagem a elas de maneira distintas -mas trabalham juntas no mesmo ambiente e precisam trazer resultados para os negócios, juntas. Mas isso pode ser bom.

    São os conflitos que movimentam a troca de ideias e o avanço em muitas áreas do conhecimento. Só evoluímos quando conseguimos fundamentar ideias e argumentar sobre propostas de maneira convincente.

    Quando as disputas acontecem entre grupos, fortalecem o espírito de equipe e a capacidade de lutar por objetivos comuns. Individualmente, desenvolve-se a capacidade de argumentar, influenciar e persuadir, que também são competências altamente desejadas profissionalmente.

    Entretanto, para prejuízo de muitos projetos, muitos conflitos não evoluem para uma solução e geram enorme perda de tempo e desgastes emocionais, causando ineficiência e perdas financeiras. Alguns aspectos que podem facilitar a resolução dos conflitos de maneira eficaz são:

    - Interesse genuíno em conhecer o ponto de vista dos outros envolvidos.

    - Clareza e transparência em relação aos objetivos, propósitos e, principalmente, interesses pessoais e profissionais da proposta. Os interesses nem sempre são explícitos e isso dificulta o encaminhamento para a resolução.

    - Comunicação assertiva com todos os envolvidos. Com isso quero dizer que é importante ser sincero e respeitar os sentimentos dos outros, demonstrando consideração por suas opiniões: evite ironias, sarcasmo ou agressividade.

    - Paciência e tolerância com ideias e valores que não sejam exatamente iguais aos seus, pois é possível aprender com as diferenças. Ninguém é dono da verdade. Essa consciência pode trazer sensíveis melhorias também para o ambiente profissional além de otimizar os resultados.

    adriana gomes

    Escreveu até junho de 2016

    Mestre em psicologia, coordena o Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM.

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