• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 06:29:00 -03
    Adriana Gomes

    Se não houver vento, reme!

    28/02/2016 02h00

    Esta semana, como de costume, estava checando meus e-mails antes de começar o dia. Recebi uma mensagem que, num primeiro momento, me interessou e, em seguida, me impressionou.

    De cara o​ ​assunto da mensagem​ já era do meu interesse​ -a primeira fronteira importante para chegar ao seu público-alvo​. Não adianta nada investir numa campanha espetacular se o e-mail não for aberto.​ Assim, escolher bem o assunto do e-mail já faz muita diferença.

    Em segundo lugar, me impressionou a maneira de captura dos meus dados, sem aquela coisa chata de preencher formulário. O autor do e-mail conseguiu minhas informações, com minha autorização, através de alguma rede social.

    Terceiro, e mais impressionante, foi o que aconteceu enquanto eu navegava no site do remetente. Ele me enviou esse e-mail em segundos, informando que eu havia visto um vídeo e acessado alguns links do site dele. Nesse meio tempo, ele havia entrado no meu site, coletado informações a meu respeito e estava fazendo uma proposta interessante.

    Essa ação, que levou apenas alguns minutos, me deixou impressionada pela prontidão, eficácia, qualidade da abordagem e pelo senso de oportunidade do seu autor.

    Outro fato marcante foi a atitude de um gestor para a aprovação de um projeto. Em apenas uma reunião foi possível definir, alinhar e fechar o plano de trabalho. Quando se tem uma equipe madura, responsável, comprometida, motivada e um gestor confiante, com capacidade para tomar decisões e visão de negócio, tudo flui.

    Essas atitudes impressionam a todo e qualquer profissional e motivam equipe, clientes e fornecedores. É altamente desejável encontrar pessoas que assumam postura proativa, tenham iniciativa, sejam prestativas, estejam dispostas a solucionar problemas, atendam bem aos clientes e que tenham capacidade de identificar oportunidades. São atitudes que diferenciam os bons profissionais dos medianos.

    Conseguir conciliar conhecimentos e interesses pessoais aos do seu público-alvo visando o ganha-ganha exige atenção e foco. A soma dessas qualidades inspiradoras só reforça a crença de que em momentos difíceis a diferença está na atitude: "Se não houver vento, reme!"

    adriana gomes

    Escreveu até junho de 2016

    Mestre em psicologia, coordena o Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024