• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 23:22:23 -03
    Alexandra Forbes

    El Bulli renasce em Barcelona

    02/01/2015 02h00

    Em Barcelona, não se fala em outro restaurante a não ser no Disfrutar, recém-inaugurado. Os chefs-proprietários, Oriol Castro, Eduard Xatruch e Mateu Casañas, são crias do chef mais famoso do mundo, Ferran Adrià. Capitanearam o mítico e extinto El Bulli.

    O Disfrutar serve comidas "bullinianas" –consolo para os que nunca puderam prová-la na fonte. Os chefs somam-se a outros que também o fazem, a começar pelo próprio irmão de Ferran, Albert Adrià.

    Sócio-proprietário de um crescente império barcelonês que inclui o Pakta e o Hoja Santa, ele próprio define seu Tickets como um "Bulli de bairro". O menu tem as famosas falsas azeitonas (azeite encapsulado) e um globo gigante e oco de iogurte que é igual a um de gorgonzola servido no El Bulli.

    No Disfrutar há uma série de bocados que parecem filhos bastardos das incríveis maluquices comestíveis de Adrià. Falsos raviólis transparentes. Falsos rigatones feitos de caldo de presunto.

    Doces que replicam pimentões. Excitante para os que sempre quiseram ter um gostinho do que se servia no El Bulli, mas cheira a plágio disfarçado.

    Uns argumentariam que muitas técnicas bullinianas correram o mundo e tornaram-se universais: as espumas tiradas de sifões de chantilly, as esferificações, o bolo esponjoso assado por segundos em microondas etc.

    Só que a técnica deve ser usada para criar algo com estilo próprio, nunca pratos que lembrem os que fazia seu ex-patrão. Naturalmente, há inúmeros cozinheiros em Barcelona que passaram pela cozinha do El Bulli. Mas os mais bem-sucedidos são os que souberam criar estilo próprio.

    Carles Abellan hoje dedica-se a cozinha tradicional espanhola rejuvenescida, tapas e comida de rua. E o casal Albert Raurich e Tamae Imachi arrebentam com menus de sabores potentes em seu Dos Palillos, mesclando a Espanha dele e o Japão dela.

    Com sorte, conforme amadureça o Disfrutar, o trio de chefs também achará um caminho próprio. A um restaurante que se inspira em estilo alheio sempre faltará alma.

    alexandra forbes

    É jornalista gastronômica, 'foodtrotter' e autora de 'Jantares de Mesa e Cama'. Escreve aos domingos, a cada duas semanas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024