• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 08:31:54 -03
    Alexandra Forbes

    Dubai ama os franceses

    10/06/2015 02h00

    No Brasil dizem que na gastronomia a bola da vez é o Peru, cuja estrela-mór, Virgilio Martinez, acaba de se classificar com seu restaurante Central o quarto colocado no ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo.

    Também em Dubai, onde estou, os ceviches estão muito na moda e o Coya, um dos restaurantes mais disputados da cidade, é peruano. Entretanto, de toda a gastronomia importada -e quase tudo aqui é importado- nada bate, em prestígio, o que vem da França.

    Já começa pela Emirates, que serve vinhos de Bordeaux a bordo, na primeira, na executiva e até na econômica, e é uma das maiores compradoras de Dom Pérignon do mundo.

    No hotel Le Méridien já esperava encontrar no café da manhã croissants, baguetes, geleias, manteigas e iogurtes importados da França. Mas até no Four Seasons há isso tudo e ainda queijos artesanais afinados por Hervé Mons, queijeiro gaulês! O hotel acaba de inaugurar um restaurante do famoso chef Jean-Georges Vongerichten, francês baseado em Nova York. "Acho ótimo que eles adorem o que vem da França", diz Vongerichten.

    O melhor pão que provei em Dubai foi na boulangerie La Serre, e o melhor jantar foi no bistrô homônimo, onde servem sole (linguado) à meunière e frango assado com molho Périgueux (trufado).

    Nos restaurantes ditos internacionais espantei-me com a francesice dos preparos. Provei foie gras e memorável vacherin de flor de laranjeira no Ossiano, belíssimo restaurante no hotel The Atlantis. Até no deserto, no luxuoso resort Al-Maha, o menu tinha lagosta à thermidor, foie gras e salada de figos com queijo Brillat-Savarin.

    No gigantesco shopping Dubai Mall encontrei as confeitarias Ladurée e Pierre Hermé.

    Emiradenses têm muito dinheiro e gostam de exibi-lo. Por mais que latinos, espanhois e escandinavos tenham dominado a cena da alta gastronomia nos últimos anos, ninguém bate a imagem francesa de tradição e luxo à mesa. Daí a obsessão pela França: aqui, o que conta é a opulência...

    alexandra forbes

    É jornalista gastronômica, 'foodtrotter' e autora de 'Jantares de Mesa e Cama'. Escreve aos domingos, a cada duas semanas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024